22/02/2024 07:30:24

Economia
28/10/2023 12:00:00

Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em novembro

As contas seguirão sem cobranças de custos extras no próximo mês. De acordo com a Aneel, o nível foi mantido devido às condições favoráveis de geração de energia no país


Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (27/10) que irá manter a bandeira tarifária verde acionada em novembro e as contas de luz seguirão sem cobranças de custos extras no próximo mês. De acordo com o órgão, o nível foi mantido devido às condições favoráveis de geração de energia no país.

Com os reservatórios das usinas hidrelétricas cheios, não é necessário acionar fontes mais caras, como as termelétricas. “A energia gerada está mais barata. Tem chovido mais nos reservatórios, e aí podemos contar com as hidrelétricas, que possuem um custo de geração mais baixo do que outras fontes. Isso sem falar do avanço das usinas eólicas e solares, sobretudo no Nordeste do país”, explicou o diretor-geral da Agência, Sandoval Feitosa.

A sinalização verde está em vigor desde abril de 2022 e as projeções da Aneel apontam que há expectativa de que a tarifa continue bandeira verde também em dezembro. O mecanismo é válido para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

Fonbte Correio Braziliense



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 48
Notícias Agora
Google News