28/02/2024 16:38:25

Acidente
26/10/2023 17:00:00

Bolsa-Formação: Governo Federal disponibiliza 1.384 vagas em cursos à distância para Alagoas


Bolsa-Formação: Governo Federal disponibiliza 1.384 vagas em cursos à distância para Alagoas

Começam nesta quinta-feira (26), a partir de 0h, as inscrições para os cursos do Bolsa-Formação, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) que é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é a qualificação profissional dos integrantes das instituições estaduais das carreiras policiais, bombeiros peritos criminais e guardas municipais. Os cursos oferecem bolsas no valor de R$ 900,00.

O Bolsa-Formação oferece 1.384 vagas para os profissionais que atuam em Alagoas, que serão distribuídas em sete cursos à distância. Grande parte das vagas é para policiais militares (563) e guardas municipais (516), que poderão se inscrever em cinco cursos. Duas capacitações são destinadas exclusivamente para policiais penais. Todos os cursos terão duração máxima de um mês.

Os candidatos deverão acessar a página do Sistema Nacional de Informações da Segurança Pública (Sinesp) e efetuar o login. Em seguida, clica na aba destinada ao Sistema Nacional do Bolsa-Formação (Sisfor), preenche os dados solicitados e envia os documentos exigidos para seleção, além de ordenar os cursos de sua preferência. Os interessados poderão se registrar até este sábado (28).

Além das capacitações na modalidade de Educação à Distância (EaD), o projeto ainda disponibiliza 454 vagas em cursos presenciais, que devem ocorrer em cidades como Brasília e São Paulo. Para essas vagas, o discente precisa ter sido indicado pelo ente federado. No total, serão disponibilizadas 100 mil bolsas-formação em todo o país. Para conferir todas as regras, basta acessar o edital clicando aqui.

Confira a distribuição de ofertas para Alagoas dos cursos EaD:

1ª oferta:

Curso - Força Penal Nacional (CFOPEN): quatro vagas para policiais penais.

Curso - Introdução à Justiça Restaurativa (CIJR): quatro vagas para policiais penais.

Curso - Susp e o Enfrentamento da Desigualdade Racial no Brasil: 104 vagas para policiais militares, 28 para policiais civis, 17 para bombeiros militares, três para integrantes da Polícia Científica e 38 para guardas municipais.

Curso - Segurança Pública e Violência contra Mulheres e Meninas: do Enfrentamento ao Protagonismo Feminino na Prevenção e Redução da Violência: 104 vagas para policiais militares, 28 para policiais civis, 17 para bombeiros militares, três para integrantes da Polícia Científica e 38 para guardas municipais.

Curso - O Papel dos Profissionais do Susp na Defesa do Estado Democrático de Direito: 104 vagas para policiais militares, 28 para policiais civis, 17 para bombeiros militares, três para integrantes da Polícia Científica e 38 para guardas municipais.

Curso - Os Municípios e a Prevenção da Violência: o papel da Guarda Municipal: 24 vagas para policiais militares, seis para policiais civis, quatro para bombeiros militares, uma para integrantes da Polícia Científica e 241 para guardas municipais.

2ª oferta:

Curso - Força Penal Nacional (CFOPEN): quatro vagas para policiais penais

Curso - Introdução à Justiça Restaurativa (CIJR): seis vagas para policiais penais

Curso - Susp e o Enfrentamento da Desigualdade Racial no Brasil: 47 vagas para policiais militares, 13 para policiais civis, oito para bombeiros militares, uma para integrantes da Polícia Científica e 17 para guardas municipais.

Curso - Segurança Pública e Violência contra Mulheres e Meninas: do Enfrentamento ao Protagonismo Feminino na Prevenção e Redução da Violência: 47 vagas para policiais militares, 13 para policiais civis, oito para bombeiros militares, uma para integrantes da Polícia Científica e 17 para guardas municipais.

Curso - O Papel dos Profissionais do Susp na Defesa do Estado Democrático de Direito: 47 vagas para policiais militares, 13 para policiais civis, oito para bombeiros militares, uma para integrantes da Polícia Científica e 17 para guardas municipais.

Curso - Os Municípios e a Prevenção da Violência: o papel da Guarda Municipal: 11 vagas para policiais militares, três para policiais civis, duas para bombeiros militares e 110 para guardas municipais.

Curso: Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública: 75 vagas para policiais militares, 20 para policiais civis, 12 para bombeiros militares, duas para integrantes da Polícia Científica e 27 para guardas municipais.

No âmbito da Senasp, serão ofertados 6 (seis) cursos na modalidade de ensino presencial, conforme público alvo descrito no Anexo V:

Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, 40 horas-aula;

  • II - Curso Nacional de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, 40 horas-aula;
  • III - O Papel dos Profissionais do Susp na Defesa da Democracia, 40 horas-aula;
  • IV - Formação de Multiplicadores Polícia Antirracista - 40 horas-aula;
  • V - Curso Básico de Investigação de Homicídios, 40 horas-aula; e
  • VI - Curso Avançado de Investigação de Homicídios, 40 horas-aula.

Fonte TNH1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 58
Notícias Agora
Google News