22/02/2024 08:05:43

Acidente
25/10/2023 20:00:00

Operação da PF mira contrabando e lavagem de dinheiro do narcotráfico internacional

Investigação teve início após detecção de carga ilegal de 700 quilos de tetracaína trazida da China por empresa sediada no Recife


Operação da PF mira contrabando e lavagem de dinheiro do narcotráfico internacional

Uma organização criminosa dedicada à prática de contrabando e lavagem de dinheiro do narcotráfico internacional foi alvo da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (24).

Denominada Operação Quattuor, a investigação foi iniciada em dezembro do ano passado, após a detecção pela Receita Federal do Brasil (RFB) de uma carga ilegal de 700 quilos de tetracaína trazida da China por uma empresa sediada no Recife. A substância estava camuflada numa carga de sorbato de potássio.

tetracaína é uma droga de uso controlado pela PF e muito utilizada na produção de substâncias ilícitas, como a cocaína e o ecstasy. 

As investigações revelaram que empresários pernambucanos estavam revendendo, clandestinamente, a tetracaína a pessoas envolvidas com o narcotráfico em São Paulo. A PF também detectou que os crimes foram financiados por empresas de fachada em São Paulo e Paraná.

PF já havia cumprido 2 mandados de busca e apreensão, sendo um no Recife e outro em Jaboatão dos Guararapes. Agora, com apoio da RFB, cumpre mais 10 mandados da mesma natureza, sendo 4 no Recife, 2 em São Paulo/SP, 2 em Cabreúva/SP e 2 em Dois Vizinhos/PR. Durante o cumprimento dos mandados, um homem foi detido em posse de arma com registro irregular. Foram apreendidos também veículos e valores em espécie.

tetracaína vem sendo cada vez mais encontrada em apreensões de cloridrato de cocaína no Brasil, segundo a PF. A cocaína produzida com a tetracaína pode alcançar valores estratosféricos, sobretudo, no mercado europeu. 

Os crimes investigados nesta fase são contrabando, tráfico internacional de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro e suas penas podem chegar, isoladamente, a mais de 15 anos de reclusão. 

Fonte Diário de Pernambuco



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 48
Notícias Agora
Google News