19/07/2024 21:59:49

Geral
25/10/2023 22:00:00

Farmanguinhos/Fiocruz inicia fornecimento de nova combinação de antirretrovirais para tratamento do HIV/aids no SUS.


Farmanguinhos/Fiocruz inicia fornecimento de nova combinação de antirretrovirais para tratamento do HIV/aids no SUS.

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) iniciou um fornecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) de uma combinação de antirretrovirais que promete facilitar o tratamento do HIV/aids. A partir deste mês de outubro, o instituto está distribuindo para a saúde pública o dolutegravir 50mg e o lamivudina 300mg em um único medicamento.

De acordo com a Fiocruz, o tratamento tradicional do HIV envolvia o uso de diferentes medicamentos de classes distintas para suprimir o vírus e prevenir o avanço da infecção para a aids. Porém, a combinação desses dois antirretrovirais em um único comprimido diário garante a eficácia do tratamento, facilitando a adesão dos pacientes e reduzindo o potencial de efeitos adversos graves.

O Ministério da Saúde tem a expectativa de receber ainda neste ano 10,8 milhões de unidades do medicamento. Para o ano de 2024, a previsão é de que sejam fornecidos 30 milhões de unidades.

O diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, Jorge Mendonça, ressalta que esse produto contribuirá significativamente para a adesão aos tratamentos, que é um dos maiores desafios no manejo do HIV. Além de ter uma dosagem mais simples e reduzir a carga de comprimidos, a combinação dos dois antirretrovirais diminui o potencial para interações medicamentosas e efeitos colaterais.

Essa nova produção é resultado de uma parceria entre Farmanguinhos, a ViiV Healthcare Company e a GlaxoSmithKline (GSK), farmacêuticas privadas. Essa colaboração prevê o desenvolvimento, a transferência de tecnologia e o fornecimento do medicamento, permitindo uma produção totalmente nacional.

Ao fim da transferência de tecnologia, Farmanguinhos/Fiocruz terá a autonomia para realizar todas as etapas produtivas do medicamento, garantindo assim qualidade e praticidade para os pacientes do SUS. Além disso, essa aliança também proporcionará o aumento do conhecimento técnico e a criação de uma nova plataforma tecnológica para a produção de comprimidos em dupla camada, o que possibilitará a produção de novos produtos no futuro.

Com essa iniciativa, o Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz demonstra mais uma vez o seu comprometimento em fornecer tratamentos de qualidade para os pacientes do SUS, buscando sempre a autonomia e o avanço científico e tecnológico no setor farmacêutico. A combinação de antirretrovirais fornecida pelo instituto contribuirá para o controle do HIV/aids e para a melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

Fonte anoticiaalagoas



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News