25/02/2024 06:35:04

Economia
25/10/2023 12:00:00

Comissão do Senado aprova projeto que pode aumentar conta de luz no Norte e no Nordeste


Comissão do Senado aprova projeto que pode aumentar conta de luz no Norte e no Nordeste

O relator do projeto na comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA), deu parecer a favor da proposta que pode aumentar a conta de luz dos nortistas e nordestinos.

Alencar diz no relatório que as normas da Aneel são “uma política ineficiente do ponto de vista de utilização dos nossos recursos naturais e equivocada”.

A proposta é de autoria do deputado federal Danilo Forte (União-CE) e foi aprovada pela Câmara em novembro de 2022.

Com a aprovação pela Comissão de Infraestrutura do Senado, o texto será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Queria ter essa noção exata de que o meu voto é um voto que de alguma forma vai, primeiro, estimular a minha região na produção de energia eólica e fotovoltaica. O Nordeste precisa desse desenvolvimento, como precisam o Centro-Oeste, os estados do Norte, para ter um equilíbrio nacional com igualdade de desenvolvimento econômico e social”, afirmou Alencar.

De acordo com o relator, sustar as normas da Aneel é “importante não só para a região Nordeste, mas para o aumento da produção de energia limpa na região”.

O projeto anula mudanças feitas pela Aneel no cálculo do sinal locacional, um dos componentes da tarifa de transmissão que é paga pelo consumidor na conta de luz.

Como Norte e Nordeste se tornaram exportadores de energia para outras regiões, a Aneel mudou o cálculo, o que reduziria a tarifa para o consumidor, em média, em 0,8% (Nordeste) e 2,4% (Norte).

Fonte Agora Notícias Brasil



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 56
Notícias Agora
Google News