29/02/2024 13:04:47

Guerra
22/10/2023 00:00:00

Caminhões com ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza

De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos, a passagem de Gaza para o Egito também deve ser autorizada em breve


Caminhões com ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza

A entrada de ajuda humanitária com cerca de 100 caminhões na Faixa de Gaza foi autorizada neste sábado (2 1) , segundo autoridades palestinas. Eles passarão com mantimentos pela cidade de Rafah, na fronteira com o Egito. 

A ajuda humanitária foi autorizada às 10h da manhã do horário local. Após a passagem de 20 veículos, o corredor voltou a ser fechado.

De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos, a passagem de Gaza para o Egito também deve ser autorizada em breve.

 "Não sabemos quanto tempo a fronteira permanecerá aberta para a saída de cidadãos estrangeiros de Gaza", escreveu  a embaixada dos EUA em comunicado, acrescentando que cidadãos de outras nações devem encontrar um ambiente "caótico e desordenado".

A fronteira entre o Egito e Gaza foi alvo de bombardeios e está sendo recuperada por funcionários egípcios. Atualmente, cerca de 150 caminhões aguardam a oportunidade de cruzar essa fronteira e levar suprimentos para a população que aguarda ansiosamente essa assistência.

Sobre a ajuda humanitária , Israel havia proibido a entrada de mantimentos, água e energia em Gaza . Porém, com um apelo das autoridades internacionais e após a visita de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, a Tel Aviv , a entrada de recursos básicos foi autorizada pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

O premiê, no entanto, não falou sobre a entrada de combustível, que abastece geradores dos hospitais de Gaza.

“O combustível também é necessário para geradores hospitalares, ambulâncias e usinas de dessalinização – e instamos Israel a adicionar combustível aos suprimentos vitais autorizados a entrar em Gaza”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

À espera da retirada, há 30 brasileiros e familiares que aguardam autorização para sair da Faixa de Gaza. Eles seguem abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, cidades próximas à fronteira do Egito. Uma aeronave brasileira os espera desde o dia 13 de outubro para retorná-los ao Brasil.

Fonte ultimosegundo.ig.com.br



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 59
Notícias Agora
Google News