29/02/2024 11:59:08

Acidente
17/10/2023 18:00:00

Novo Golpe do PIX já fez mais de 6 mil vítimas desde janeiro de 2023.

Novo golpr é uma evolução do gole 'Mão Fantasma' que utiliza o sistema de fraudes bancários


Novo Golpe do PIX já fez mais de 6 mil vítimas desde janeiro de 2023.

A empresa de segurança digital Kaspersky anunciou nesta semana que identificou um novo tipo de golpe envolvendo o Pix que tem ganhado popularidade entre criminosos. Segundo a companhia, a prática é uma evolução de um tipo anterior de fraude e já fez mais de 6 mil vítimas desde janeiro de 2023.?
?
De acordo com os analistas da empresa, o novo golpe é uma evolução do esquema "Mão Fantasma", que realiza fraudes bancárias no próprio celular da vítima de forma automática. Agora, a nova versão da fraude tem como foco o Pix, o sistema de transferências instantâneas do Banco Central.?
?
A Kaspersky explica que os golpes começam quando criminosos tentam infectar o celular da vítima com algum tipo de vírus bancário. "Para isso, a investigação identificou um app de jogos servindo como disfarce. Para motivar as vítimas a baixá-lo, ainda eram oferecido prêmios. Porém, os especialistas alertam que qualquer app popular pode servir como disfarce, além de que esses apps falsos estarão,na maioria das vezes) fora das lojas oficiais", destaca.?
?
Depois que o vírus é instalado, ele perde permissões para diferentes usos do sistema do celular. "Para convencer a pessoa a autorizar essa permissão, o vírus mostra uma mensagem de “atualização” necessária do app falso – ela será apresentada até que a vítima aceite. Essa etapa é essencial, pois o golpe não ocorrerá sem ela", ressalta a Kaspersky.?

Fonte Exame



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 59
Notícias Agora
Google News