22/02/2024 07:20:29

Geral
13/10/2023 20:00:00

Lula pede ao presidente de Israel corredor humanitário em Gaza

Petista compartilhou registro de ligação a Isaac Herzog, presidente de Israel. Lula agradeceu apoio à operação de repatriação


Lula pede ao presidente de Israel corredor humanitário em Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou, nesta quinta-feira (12/10), para o presidente de Israel, Isaac Herzog. Em registro compartilhado nas redes sociais, o petista disse ter agradecido a colaboração do governo israelense com a operação de repatriação dos brasileiros.

“Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança”, reforçou Lula. Este é o primeiro registro do presidente compartilhado depois das cirurgias feitas em 29 de setembro.

“Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas. Solicitei ao presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais”, escreveu o presidente.

Brasileiros repatriados

Até o momento, 494 brasileiros foram retirados de Israel pela Operação Voltando em Paz, conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB). Dois voos já pousaram no Brasil.

O primeiro avião, um KC-30, com 211 brasileiros, chegou à Base Aérea de Brasília na madrugada de quarta-feira (11/10). A segunda aeronave – da mesma configuração – chegou nesta quinta (12) ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com 214 passageiros.

O terceiro avião, um KC-390 Millennium, está a caminho do Brasil com 69 brasileiros. A previsão é de chegada na sexta (13), no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Esse grupo, de acordo com o governo brasileiro, inclui duas gestantes. “Do total de 69 embarcados, 29 têm como destino final a cidade de São Paulo, nove vão para o Rio de Janeiro, outros nove para Belo Horizonte, cinco para Recife, quatro para Goiânia, quatro para Porto Alegre, dois para Vitória, um para Uberlândia (MG) e um para Cuiabá”, informou o Palácio do Planalto.

Avião presidencial tenta chegar a Gaza

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou na tarde desta quinta-feira (12) fará uma parada em Roma, na Itália, onde vai aguardar a autorização para ir ao Egito resgatar um grupo de brasileiros presos na Faixa de Gaza. Essa é a primeira aeronave brasileira – cedida pela Presidência da República – que partiu rumo ao Cairo e não a Tel Aviv, em Israel, desde o início do conflito com o Hamas.

 
O avião é um modelo VC-2 (Embraer 190) usado pela Presidência da República e tem capacidade para 40 pessoas. A aeronave tem chegada prevista em Roma às 6h desta sexta (13/10) após parada técnica para abastecimento em Cabo Verde, na África.
 
Fonte Metropóles


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 48
Notícias Agora
Google News