29/02/2024 12:29:52

Acidente
12/10/2023 00:00:00

Manaus amanhece encoberta por 'onda' de fumaça pelo segundo dia consecutivo

Fumaça é reflexo de queimada irregular usada por agropecuaristas e que é trazida pelo vento para a capital. Estado foi colocado em situação de alerta por causa do alto volume de focos de incêndio.


Manaus amanhece encoberta por 'onda' de fumaça pelo segundo dia consecutivo

Manaus segue encoberta por fumaça nesta quinta-feira (12). Esse é o segundo dia em que a fumaça toma conta da capital, reflexo das queimadas usadas de forma irregular por agropecuaristas (entenda abaixo).

Nesta manhã, nas Zonas Sul e Centro-Sul da capital, edifícios desapareceram e a visibilidade para os motoristas era ruim já nas primeiras horas do dia.

Desde a quarta-feira (11) uma 'onda' de fumaça cobre Manaus. A fumaça foi tanta que universidades tiveram que suspender as aulas presenciais.

A World Air Quality Index, uma plataforma acompanha os níveis de poluição no mundo, colocou a capital entre as piores cidades do planeta em poluição do ar por causa do nível de fumaça.

Fumaça vem da Região Metropolitana, diz Ibama

 

Na noite da quarta-feira, o Superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, disse que a 'onda de fumaça' que encobre Manaus está vindo dos municípios do Careiro e Autazes e é causada por agropecuaristas.

 
Essa fumaça vem dessa região e é provocada pelo uso inadequado do fogo em áreas de agropecuária e que se estendem para áreas de vegetação.
— Joel Araújo, superintendente do Ibama no Amazonas

Segundo o superintendente, há brigadistas tentando apagar as chamas. "O Ibama tem 45 brigadistas atuando em um grande incêndio ambiental, o maior da região, no município do Careiro, na tentativa de diminuir essa fumaça, que está sendo carregada de lá para a cidade de Manaus", disse o superintendente.

De acordo com as autoridades, o estado do Amazonas registrou 9 mil focos de incêndio entre setembro e outubro, o que fez com que o estado decretasse emergência ambiental.

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 59
Notícias Agora
Google News