Manaus segue encoberta por fumaça nesta quinta-feira (12). Esse é o segundo dia em que a fumaça toma conta da capital, reflexo das queimadas usadas de forma irregular por agropecuaristas (entenda abaixo).
Nesta manhã, nas Zonas Sul e Centro-Sul da capital, edifícios desapareceram e a visibilidade para os motoristas era ruim já nas primeiras horas do dia.
Desde a quarta-feira (11) uma 'onda' de fumaça cobre Manaus. A fumaça foi tanta que universidades tiveram que suspender as aulas presenciais.
A World Air Quality Index, uma plataforma acompanha os níveis de poluição no mundo, colocou a capital entre as piores cidades do planeta em poluição do ar por causa do nível de fumaça.
Na noite da quarta-feira, o Superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, disse que a 'onda de fumaça' que encobre Manaus está vindo dos municípios do Careiro e Autazes e é causada por agropecuaristas.
Segundo o superintendente, há brigadistas tentando apagar as chamas. "O Ibama tem 45 brigadistas atuando em um grande incêndio ambiental, o maior da região, no município do Careiro, na tentativa de diminuir essa fumaça, que está sendo carregada de lá para a cidade de Manaus", disse o superintendente.
De acordo com as autoridades, o estado do Amazonas registrou 9 mil focos de incêndio entre setembro e outubro, o que fez com que o estado decretasse emergência ambiental.