25/02/2024 05:47:01

Geral
13/10/2023 04:00:00

Comité Olímpico Russo excluído "com efeito imediato" dos Jogos Olímpicos

COI decide a participação de atletas com passaporte russo sob bandeira neutra nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.


Comité Olímpico Russo excluído

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou que o Comité Olímpico Russo se encontra suspenso "com efeito imediato até nova ordem".

Num comunicado, o COI explica que a decisão se deve ao facto de o organismo russo ter decidido unilateralmente, a 05 de outubro de 2023, incluir entre os seus membros organizações desportivas regionais sob autoridade ucraniana, incorrendo numa violação da Carta Olímpica.

A Ucrânia já saudou a decisão do COI, afirmando que "o desporto não pode ser separado da política quando um país terrorista comete um genocídio contra a Ucrânia e utiliza os desportistas como propaganda".

A suspensão não significa necessariamente que os russos estejam já fora dos próximos Jogos Olímpicos. O COI reserva-se o direito de decidir a participação de desportistas com passaporte russo, sob bandeira neutra, nos Jogos de Paris, em 2024 e nos Jogos Olímpicos de Inverno, que decorrerão em 2026 em Milão e Cortina d'Ampezzo.

https://pt.euronews.com



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 55
Notícias Agora
Google News