29/02/2024 11:41:19

Atualidade
12/10/2023 16:00:00

Mais de 1,6 mil detentos são liberados na véspera de feriado para o 7º 'saidão' do ano no DF

Os presos beneficiados saíram dos presídios nesta quarta-feira e devem retornar na próxima segunda, às 10h


Mais de 1,6 mil detentos são liberados na véspera de feriado para o 7º 'saidão' do ano no DF

Na véspera do feriado do Dia das Crianças, 1.691 detentos foram liberados para o sétimo "saidão" temporário do ano no Distrito Federal. Os beneficiados, entre eles 26 mulheres, cumprem pena em regime semiaberto e devem retornar para os presídios na segunda-feira (16), às 10h. Caso os detentos não voltem na data e horário previstos, serão considerados foragidos.

As saídas temporárias, conhecidas como "saidões", são concedidas a detentos em regime semiaberto que tenham autorização para trabalho e estudo externo, visita à família e outras atividades que os ajudem no retorno ao convívio social.

Segundo a Justiça do DF, as saídas temporárias serão concedidas apenas a detentos que apresentarem bom comportamento e que tenham cumprido o mínimo de um sexto da pena, em caso de réu primário, e um quarto, para reincidentes.

O "saidão", também conhecido como saída especial, ocorre na maioria das vezes em datas comemorativas como o Natal e a Páscoa. O principal objetivo das saídas temporárias é ressocializar os detentos.

Detentos cometeram crimes durante 'saidão' no DF

De fevereiro a maio deste ano, 13 detentos beneficiados pelas saídas temporárias cometeram crimes no Distrito Federal. Dados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária mostram uma média de 1.865 detentos liberados por período. O terceiro "saidão" do ano ocorreu em abril e foi o que apresentou o maior índice de detentos que voltaram a cometer crimes — sete ocorrências. Ainda assim, o número equivale a pouco menos de 1% dos liberados (leia mais aqui). 

Fonte R7



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 59
Notícias Agora
Google News