25/02/2024 06:19:54

Mundo
05/10/2023 16:00:00

Incidente em Jerusalém aumenta tensões religiosas na cidade sagrada

Vídeo de judeus cuspindo no chão próximo à procissão de cristãos é mais um episódio de conflito na região


Incidente em Jerusalém aumenta tensões religiosas na cidade sagrada

Um incidente ocorrido em Jerusalém tem gerado indignação e aumentado as tensões religiosas entre as três religiões abraâmicas na cidade sagrada. Um vídeo divulgado nesta quarta-feira, 4, mostra judeus ultraortodoxos, segurando folhas de palmeira para rituais do feriado judaico de Sucot, cuspindo no chão próximo à uma procissão cristã. A cena, capturada por um repórter do jornal Haaretz, mostra um grupo de estrangeiros iniciando sua peregrinação pela Cidade Velha, região que abriga concomitantemente o local mais sagrado do Judaísmo, o terceiro santuário mais importante do Islã e significativos locais cristãos. As autoridades detiveram uma pessoa neste episódio e outros quatro suspeitos também foram presos por cuspir em igrejas. Um dos detidos foi acusado de agressão e os outros quatro de conduta desordeira ilegal. O porta-voz da polícia não divulgou a identidade deles, apenas informou que um é menor de idade. O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, condenou a atitude e os cristãos, em sua maioria palestinos, associaram o aumento do vandalismo e dos ataques anticristãos ao governo de extrema-direita de Netanyahu.

Esses incidentes têm gerado preocupações sobre a crescente intolerância religiosa em Israel, o que parece violar o compromisso declarado do país com a liberdade de culto e a proteção dos lugares sagrados. Israel dominou Jerusalém Oriental em 1967 e posteriormente a anexou, um movimento não reconhecido internacionalmente. Atualmente, existem cerca de 15 mil cristãos em Jerusalém, a maioria deles palestinos que se consideram vivendo sob ocupação.

Fonte Jovem Pan

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 56
Notícias Agora
Google News