25/02/2024 05:22:16

Acidente
05/10/2023 11:00:00

Câncer de mama tem 95% de chance de cura quando diagnosticado precocemente


Câncer de mama tem 95% de chance de cura quando diagnosticado precocemente

A mastologista Lenise Omena alerta que a mamografia é o exame essencial para o rastreamento de câncer de mama, que quando diagnosticado no começo, apresenta uma taxa de 95% de chance de cura.

Ela explica ainda que a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem é de que todas as mulheres a partir de 40 anos realizem mamografia anualmente.

“De 40 a 50 anos é quando aparecem os cânceres mais agressivos, geralmente. Por isso temos essa recomendação anual. Lembrando que existem situações especiais, por isso hoje se fala em rastreamento personalizado, para aquelas mulheres que têm histórico de câncer de mama, que vêm de uma biópsia que tenha dado uma lesão precursora, por exemplo”, explica a médica.

Sinais de alerta


A Sociedade Brasileira de Mastologia estima que, no risco habitual, toda mulher tem 10 a 12% de chance de desenvolver câncer de mama durante a vida.

“Antes, quando a paciente recebia um diagnóstico de câncer era como uma sentença de morte, mas hoje em dia temos recursos maravilhosos. Atualmente, cerca de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados precocemente têm chance de cura”, ressalta a médica.

Além dos exames periódicos, o autoexame é um importante aliado da mulher. “Ele vai descobrir nódulos grandes. A maior finalidade do autoexame é que a mulher conheça a sua mama. Se tiver alguma alteração, ela poderá detectar melhor do que qualquer médico”.

Ainda segundo a mastologista, alguns sintomas podem servir como um alerta. “Modificações na mama, como um mamilo que entra, uma depressão na mama, um abaulamento, um caroço. Secreção que sai sozinha pelo mamilo de um lado só, e alterações na pele da aréola são alguns sinais para que as mulheres fiquem atentas e procurem um médico”.

Lenise Omena alerta para a necessidade do rastreamento anual, como uma atitude que pode salvar vidas. “Não se descuidem, façam mamografia anualmente e que essa mamografia seja entregue para avaliação médica. Até porque o melhor fator prognóstico para câncer de mama é detectá-lo pequeno, pois quanto antes o encontrarmos, melhor”.

Outubro Rosa no TJAL


O ‘Outubro Rosa’ é um movimento mundial que chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) abordará o tema através de vídeos e matérias especiais, além de palestra com especialista. A campanha é uma iniciativa da Secretaria Especial da Presidência, com apoio da Diretoria de Comunicação.

No dia 23 de outubro, o mastologista Alexandre Calado ministra palestra para as servidoras do Poder Judiciário de Alagoas. A ação, que será realizada no Pleno do TJAL, busca promover a conscientização acerca da importância do acompanhamento médico periódico para a saúde da mulher.

Fonte Dicom TJ

Correio Municipios

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 55
Notícias Agora
Google News