22/02/2024 08:17:41

Acidente
04/10/2023 11:00:00

Vem aí: Eclipse solar anular vai acontecer em outubro no Brasil


Vem aí: Eclipse solar anular vai acontecer em outubro no Brasil

No dia 14 de outubro de 2023 teremos um eclipse solar anular. Isso significa que o Sol, a Lua e Terra estarão posicionados tal forma que, num determinado momento, veremos uma espécie de “anel de fogo”, como um aro iluminado ao redor da Lua.

Poucos lugares do planeta poderão apreciar este anel de fogo, que é a aparência do eclipse solar anular. Os sortudos serão aqueles que estiverem nesta estreita faixa rosa. E olha o Norte e o Nordeste do Brasil aí, pessoal! O fenômeno é tão especial que só um pedacinho destas Regiões verá a totalidade do eclipse solar anular, isto é, uma imagem parecida com esta da Arábia Saudita, em 2019.

4 bons motivos para você querer ver este eclipse:

1 – Um motivo a mais para você se programar para este evento astronômico é que, até o fim desta década, os próximos eclipses solares do tipo anular não terão a visibilidade do dia 14 de outubro de 2023.

2 – É de graça! Basta olhar para o sol com proteção adequada dos olhos (não se pode olhar diretamente para o sol, de jeito nenhum, pois há risco até de cegueira)

3 – O eclipse ocorre no dia 14 de outubro, sábado. Mas dia 12 é feriado no Brasil e aí, com a enforcada da sexta, 13, dá para pensar em passar o feriadão no Nordeste, para fazer um turismo astronômico!

4 – Eclipse solar só pode ser visto de dia e com poucas nuvens. Outubro, naquela faixa rosa da figura acima, é um época de seca, e a chance de alguma chuva estragar o espetáculo é realmente remota.

Os próximos eclipses não serão visíveis como este: 


Em 2 de outubro de 2024 vai ocorrer outro eclipse solar anular, mas o anel de fogo só será visto lá na Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul e em áreas em pleno oceano Pacífico

Depois teremos outro eclipse solar anular, em 17 de fevereiro de 2026, mas que praticamente só será visível na Antártica

O eclipse solar anular de 6 de fevereiro de 2027 poderá ser visto só lá no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul

Em 26 de janeiro de 2028 vai acontecer um eclipse solar anular visível em pequena parte do Norte do Brasil. Mas escute a voz da experiência, aqui da Climatempo: janeiro, Amazonas, Pará, Amapá, verão, muitas nuvens, temporais. Vai ser difícil ter uma boa condição para ver o fenômeno.

Outubro é um mês favorável para observar o céu no Nordeste, é uma época normalmente seca no interior do Nordeste e de pouca chuva também no Norte. Mesmo a data estando longe, a chance de ter um céu com poucas nuvens no sertão do Nordeste em outubro é relativamente grande.

E este é mais um motivo para fazer do 14/10/2023 uma data muito especial. Astrônomos de muitos lugares do planeta estarão aqui para ver este eclipse anular total.

Fonte Jprnal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 48
Notícias Agora
Google News