07/09/2024 21:15:13

Acidente
27/09/2023 19:00:00

Agenda ambiental implantada por Collor é destaque na Folha de S. Paulo

Após a ECO-92 e a Rio+20, Rio de Janeiro será palco de debate mais uma vez sobre os desafios e o futuro do planeta


Agenda ambiental implantada por Collor é destaque na Folha de S. Paulo

O governo do Rio de Janeiro fez publicar, no último domingo, na primeira e segunda páginas da Folha de São Paulo, uma mensagem saudando a realização da cúpula do G20 no estado, que ocorrerá em novembro de 2024. No anúncio (foto), o governo diz que o Rio está “fazendo história mais uma vez” após a realização da ECO-92 (1992) e Rio+20 (2012), conferências promovidas no Brasil por iniciativa do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor.

“O Estado do Rio de Janeiro está fazendo história mais uma vez. Depois da Eco-92 e Rio+20, estamos no cenário internacional novamente. É a primeira vez que o Brasil será sede da cúpula do G20 e o nosso estado foi escolhido para receber os líderes das principais economias do mundo. Aqui, eles vão tomar importantes decisões sobre os desafios e o futuro do nosso planeta”, celebra o anúncio do governo do Rio na Folha.

A primeira vez que mundo parou e discutiu o tema sustentabilidade foi durante a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro, quando o então presidente Collor reuniu mais de 200 líderes políticos globais, e o debate ambiental ganhou vez e voz. Após 20 anos da promoção da ECO-92, Collor, como senador, apresentou ao então presidente Lula a sugestão e articulou a realização da Rio+20.

Idealizada pelo ex-senador Collor, a Rio+20 avaliou, em 2012, os resultados após 20 anos do que ficou definido na ECO-92. Na conferência, representantes de 188 países reiteraram o compromisso com o princípio do não-retrocesso dos objetivos alcançados e construídos durante duas décadas.

“Com o evento, o Brasil, merecidamente, consolidou-se como interlocutor incontornável, protagonista ponderado, construtivo e confiável nas negociações relevantes sobre meio ambiente. A realização da cúpula do G20 no Brasil permite aos líderes políticos mundiais observar as metas estabelecidas e enxergar que não há espaço para espera”, afirmou o ex-presidente Fernando Collor.

Fonte GazetaWeb



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 144
Notícias Agora
Google News