08/09/2024 00:50:05

Acidente
21/09/2023 11:00:00

“IIeral avança na regularização fundiária em União dos Palmares, atendendo demandas de agricultores familiares”


“IIeral avança na regularização fundiária em União dos Palmares, atendendo demandas de agricultores familiares”

No último dia 20 de setembro, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) anunciou avanços nos trabalhos de regularização fundiária em comunidades do município de União dos Palmares. Essa iniciativa do Governo de Alagoas vem atender uma antiga reivindicação de trabalhadores camponeses das Fazendas Santa Fé, Frios e Sete Léguas.

Através da atuação dos profissionais do setor de Assessoria de Monitoramento de Programas e Projetos, o Iteral concluiu o processo de demarcação dos imóveis rurais no povoado Santa Fé, que possui uma área de 147 hectares. Essa comunidade, além dos antigos moradores, abriga uma ocupação composta por cerca de 100 pessoas ligadas a movimentos sociais rurais e urbanos.

Agora, os esforços da equipe do Iteral se concentram nas Fazendas Frios e Sete Léguas, vizinhas e com respectivas áreas de 476 e 336 hectares. Segundo o técnico agrimensor Milton Melo, cerca de 100 lotes já foram contabilizados na propriedade Frios. Após a conclusão das etapas de avaliação das áreas e cadastro dos possíveis beneficiários, os trabalhadores que vivem irregularmente na região há anos estarão mais próximos de conquistar os títulos de terra, o que proporcionará segurança jurídica e acesso a linhas de crédito e políticas públicas voltadas à segurança alimentar e à geração de emprego e renda no campo.

Na última semana, o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, se reuniu com o governador Paulo Dantas para discutir o progresso dos trabalhos. Jaime afirmou que a intenção do governador é seguir promovendo uma política de regularização fundiária inclusiva, que combata o êxodo rural e promova o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores do campo.

Com essa iniciativa, o Estado de Alagoas busca garantir o acesso à terra como meio de trabalho e geração de renda. A conquista dos documentos de posse representa um futuro próspero, repleto de oportunidades para esses trabalhadores, além de promover justiça social, fomentar a produção agrícola e garantir a segurança alimentar das famílias em condição de vulnerabilidade.

Esses avanços do Iteral demonstram o compromisso do Governo de Alagoas com a questão agrária e a importância de regularizar as propriedades rurais para garantir a dignidade e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores camponeses. Espera-se que essas ações continuem e possam beneficiar cada vez mais comunidades em todo o estado.

Fonte anoticiaalagoas.com.br



Enquete
De 0 a 05 classifique o que você acha da Verde a Concessionária de Água e Esgotos em União dos Palmares
Total de votos: 144
Notícias Agora
Google News