15/12/2025 15:52:20

Congresso Nacional
02/08/2023 00:00:00

Deputados da bancada ruralista criticam ocupação do MST em Pernambuco

Ricardo Salles, relator da CPI do MST, chamou membros do grupo de "bandidos"

Deputados da bancada ruralista criticam ocupação do MST em Pernambuco

Com ultimosegundo.ig.com.br

Parlamentares da bancada ruralista criticaram, nesta segunda-feira (31), a  ocupação de membros do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em uma propriedade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), coordenador da bancada ruralista, divulgou nas suas redes sociais um comunicado emitido pela Frente Parlamentar da Agriopecuária a respeito do tema. 

A nota aponta que invasão de terras é "crime previsto na Constituição Federal", e criticou o diálogo que existe entre o governo federal e o MST. 

"A invasão em questão, não é apenas um atentado a propriedade privada, mas a cada cidadão brasileiro. Trata-se de área preservada de uma das mais importantes e emblemáticas empresas brasileiras, referência mundial de pesquisa e tecnologia", destacou o comunicado. 

"A pacificação no campo passa por políticas públicas de qualidade, mas também por ações sérias e contundentes, que se não surgem do Executivo, surgirão do Legislativo e de quem defende, de fato, o território nacional e a propriedade privada no Brasil", complementou. 

Já o deputado Ricardo Salles (PL-SP), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, classificou os membros do MST como "bandidos". A CPI que tem relatoria do parlamentar de direita será retomada nesta terça-feira (1). 

"A invasão da EMBRAPA em Petrolina derruba a falsa narrativa de que os caras só invadem área improdutiva. Até o berço da tecnologia de agricultura irrigada que vem salvando o nordeste está sendo vítima desses bandidos", escreveu na sua conta oficial do Twitter. 

Ocupação em Pernambuco

Um grupo da organização realizou uma ocupação neste domingo (30) em uma área pertencente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) em Pernambuco.

Entre os dias 1 e 4 de agosto, a empresa vai realizar na cidade de Petrolina o Semiárido Show, evento voltado ao agronegócio. De acordo com o MST, 1.500 integrantes so grupo participaram da manifestação. 

De acordo com líderes do movimento, a ocupação teve o objetivo de alertar o governo Lula da necessidade de uma reforma agrágria, além de tecer críticas à atuação dos ministérios que cuidam do setor agrário brasileiro. 

“Nós elegemos o governo Lula e precisamos que o ministério cumpra seu papel em atender as demandas da reforma agrária e possam cumprir as políticas voltadas para os movimentos sociais e não somente servir os interesses do agronegócio", destacou Jaime Amorim, da direção do MST em Pernambuco.