30/06/2024 15:23:37

Especial
30/07/2023 07:00:00

30 de Julho de 2023 - 15 anos de saudades de Zé Pedrosa o último prefeito natural de União dos Palmares

União lembra hoje o sepultamento do seu autentico líder morto por infarto


30 de Julho de 2023 - 15 anos de saudades de Zé Pedrosa o último prefeito natural de União dos Palmares

Da Redação Agência Tribuna União

Há exatos 15 anos a população da então prospera União dos Palmares se espremia no auditório da Prefeitura para sob o efeito da emoção, incredulidade e saudade ver pela última vez seu verdadeiro líder inerte no mesmo local onde por duas vezes assumiu os destinos de sua terra. Estava a horas de ascender a um nível superior José Carrilho Pedroza nascido no distrito de Rocha Cavalcante cujos pais foram o agricultor José Pedroza e Maria de Lourdes Carrilho Pedroza.

O passamento do político deixou na orfandade Rafael e Tiago nascidos de sua união com a odontóloga Rosário de Albuquerque Pedrosa, além evidentemente de toda comunidade de União dos Palmares e da região do Vale do Mundaú particularmente de União dos Palmares que viu nascer Jorge de Lima e outras personalidades que marcaram suas passagens demonstrando sensibilidade e amor a terra natal. Estava morto o último dos prefeitos nativo da terra, sensível as carências da população pobre com fama de brabo – mas dono de um dos corações de dimensões incalculáveis quando se tratava de ajudar ao próximo.

Começou seus estudos em Rocha Cavalcante, migrou para União dos Palmares de onde se ausentou para retornar com o título de Engenheiro Agronomo. Admirado pelo saudoso empresário João Lyra (leia-se Lajinha) inicialmente foi gerente de campo da Usina Lajinha, mas a Usina Guaxuma apresentava problemas constantes. Daí sua indicação para assumir a gerência geral daquele parque fabril de onde após sanar as necessidades da empresa retornou para assumir a Gerencia Geral da Lajinha.

Em uma ocasião nos confessou sua paixão pela política incentivado pelo inseparável Manoel Gomes de Barros, até que por motivos de apoio a um candidato opositor, se separaram política e pessoalmente. Estava traçado seu futuro político. Concorreu na eleição seguinte, mas foi derrotado de maneira fraudulenta. Recursou na Justiça e foi beneficiado depois de comprovadas as irregularidades na eleição que pretensamente perdeu. Começou a governar timidamente com receio de um revés judicial. Tentaram em várias ocasiões concretizar a irregularidade na sua ascensão ao cargo, mas a Justiça viu legalidade em seus atos.

Concorreu à reeleição desta feita, a pedido de seu patrono político João Lyra trazendo a reboque o advogado Dr. Areski de Freitas. Novamente ganhou e exerceu o cargo até sua súbita morte.

Foi uma vida que servirá de exemplo para as gerações futuras: de um menino filho de agricultor a prefeito de sua cidade cargo que tinha como prioridade servir aos mais necessitados, e que durante seu tempo de mandatário legou a posteridade a inauguração da Serra da Barriga que se tornou Patrimônio da Humanidade.

Em sua gestão as portas da prefeitura eram abertas. Não havia segredos nem composições fraudulentas A casa onde morou se tornou o refúgio dos famintos e necessitados.

José Carrilho Pedroza foi sepultado ao lado do adorado pai no Campo Santo dos Palmares. Hoje, apenas a tênue lembrança saudosa. Que Deus O conserve ao Seu lado no Éden, Pedrosa. Você Merece.

 

Galeria




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News