29/06/2024 09:48:01

Municípios
20/05/2023 11:00:00

Creas mobilizou comunidade escolar nas ações do 18 de Maio em Joaquim Gomes


Creas mobilizou comunidade escolar nas ações do 18 de Maio em Joaquim Gomes

A equipe profissional do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social cumpre mais um ano de mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio), a Secretaria de Assistência Social de Joaquim Gomes, por intermédio do Creas promove atividades de mobilização, sensibilização, informação e convocação acerca da data.

Toda equipe foi mobilizada e desde o dia 03 de maio que está realizando ações como palestras, encenações teatrais e musicais, que ajudam a fazer um alerta a toda comunidade escolar. Para os técnicos do Creas, a proposta do 18 de Maio é mobilizar a sociedade para ações em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Baseada nesta data o Creas, já promoveu explanação com o grupo de pais de alunos das escolas da cidade, e também com os alunos das escolas que ficam situadas na Aldeia Wassu Cocal, lá, os trabalhos foram com os alunos, já na cidade, com os pais. Priscila Martins, Assistente Social, faz parte da equipe e junto com seus colegas, participou ativamente das ações, sempre buscando ascender o sinal de alerta e orientando tanto crianças, como adultos dos cuidados que precisam tomar para evitar qualquer tipo de abuso, como também exploração sexual.

Esse tema é lembrado nacionalmente no dia 18 de maio, data em que uma criança capixaba, no ano de 1973 foi morta sendo vítima de violência sexual. Esse crime nunca foi punido e ao longo dos anos vários movimentos de Defesa à criança e ao adolescente lutaram pela aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que marca esse dia para lembrar e mobilizar a sociedade.

A equipe do CREAS também envolveu os professores das escolas, pois estes são agentes de educação e fazem contato diário com as crianças e adolescentes do município. Portanto tem papel fundamental na divulgação entre os alunos e suas famílias para que fiquem alerta aos sinais desse tipo de violência.

Nesta quinta-feira (18), com apoio de setores públicos parceiros será realizada uma caminhada para distribuição de panfletos sobre o assunto. A caminahda começa do Auto Posto da cidade e de lá seguem pelas ruas até a Praça Laurentino, com apresentações todas voltadas para esse dia 18 de maio.

É importante lembrar que essa data, é interessante que autoridades, famílias, representantes dos diversos segmentos da sociedade, possa se mobilizar para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, se responsabilizando para com o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Todo cidadão que fique sabendo desse tipo de violência entre outros deve denunciar da seguinte forma: pelo Disque 100, no CREAS, no Ministério Público, nas Delegacias e pelo disque 190. Ajude a proteger nossas crianças e adolescentes, denuncie.

jg notícias

 

 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News