29/06/2024 09:39:49

Acidente
09/05/2023 08:00:00

O fim da Insulina?

Um procedimento endoscópico ambulatorial experimental pode ajudar a eliminar a necessidade de insulina em pessoas com diabetes tipo 2, sugerem pesquisas iniciais.


O fim da Insulina?

Chamada de recelularização via terapia de eletroporação (ReCET), a tecnologia, fabricada pela Endogenex, usa um cateter especializado para fornecer pulsos elétricos alternados ao duodeno para induzir a regeneração celular.

Acredita-se que esse processo melhore a sensibilidade à insulina, em parte, alterando os hormônios intestinais e a detecção nutricional, disse o investigador principal Jacques Bergman, MD, PhD, em uma coletiva de imprensa realizada em conjunto com a Semana de Doenças Digestivas (DDW).

No primeiro estudo de ReCET em humanos, 12 de 14 pacientes conseguiram interromper a insulina por até um ano após o procedimento quando combinado com o uso do agonista peptídeo-1 semelhante ao glucagon, semaglutida.

"Isso pode mudar o jogo no tratamento do diabetes tipo 2, porque uma única intervenção endoscópica ambulatorial foi sugerida para ter um efeito terapêutico bastante longo, que é livre de adesão, em oposição à terapia medicamentosa que depende de pacientes tomando os medicamentos em um diariamente".

Meu comentário:


Como usuário de insulina há mais de 6 anos, sempre imagino a dificuldade de seu uso sem a utilização dos atuais avanços tecnológicos de monitoramento glicêmico, com equipamentos como o Free Style Libre. Sem o qual, certamente, teria que conviver com episódios de hipoglicemia, ou então me sub tratando por medo deles.

Dr. Marco Mota

Médico Cardiologista

Instagran marcomotaa

 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News