29/06/2024 08:40:20

União dos Palmares
07/05/2023 09:00:00

Serra da Barriga: o testemunho do abandono e do descaso no importante marco histórico em União dos Palmares


Serra da Barriga: o testemunho do abandono e do descaso no importante marco histórico em União dos Palmares

Atendendo a pedidos, na manhã deste sábado (06), a reportagem da Tribuna União em companhia do jornalista Ivan Nunes editor do Blog a Palavra se deslocou até o platô da Serra da Barriga a 06 km. do centro de União dos Palmares (62 km. do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares em Rio Largo e 75 de Maceió via Brs 101 e 104 em perfeitas condições de trafegabilidade) e constatou (inclusive com material fotográfico) o abandono a que está submetido o importante marco histórico conhecido universalmente por sua história de bravura e resistência pela liberdade e que provavelmente pode ter sido sua história a inspiração da comunidade negra na luta contra a discriminação racial.

Apesar dos problemas, o famoso platô a 408 metros acima do nível do mar, continua sendo um ponto de atração turística oferecendo aos visitantes atrativos como a exuberância e a beleza de parte do Vale do Mundaú, de pertencer a chapada da Borborema que tem início no estado da Paraíba e termina em terras alagoanas, e de ainda preservar mesmo precariamente o local onde foi fundada uma comunidade de fugitivos das senzalas com mais de 30 mil negros, que, rebelados formaram um núcleo de resistência a escravidão comandados pelo portocalvense Zumbi dos Palmares, que entre outras coisas era filho de reis escravizados, portanto de sangue nobre.

Em estrada pavimentada a subida ao morro proporciona o transporte do pensamento do visitante ao século XVI época em que Zumbi que era poliglota e falava 4 línguas que lhe foram ensinadas por um padre que o criou. ‘É uma sensação diferente, de retorno no tempo...’ colocou um turista que estava visitando o local.

Lamentavelmente, o abandono a história pelos órgãos governamentais desde o âmbito federal, passando pelo estadual e com mais ênfase o governo municipal é uma realidade a começar pelos guias turísticos vinculados a Prefeitura Municipal. Em um dia de sábado de inverno mas ensolarado, nenhum guia foi encontrado embora no local tenha sido constatada a presença de ônibus com estudantes e quase 20 carros que conduziam visitantes em busca de se inteirar da história de Zumbi. A Prefeitura mantém 40 Guias Turisticos inscritos. (filiados inclusive a uma associação).

O restaurante nunca funcionou, muito menos o hotel sequer foi construído; os bancos foram arrancados a exemplo da maioria das placas indicativas com o resumo da história; as caixas de som que também contavam a história em vários idiomas há muito tempo não funcionam; as palhoças réplicas de onde os negros ainda vivem na África estão com suas estruturas avariadas a começar pela atalaia (posto de observação) no acesso ao platô. – Veja a sequência das fotos –

O que mais chama a atenção é que União dos Palmares a cidade pólo da região da Mata alagoana não dispõe de industrias para absorver a mão de obra dos nativos é um dos municípios mais pobres do estado em termos de empregos e por consequência de renda per-capita, em contradição ao seu acervo histó+rico  fato que poderia o tornar uma ‘indústria sem chaminé’ de uma feita que os dados registrados de presença mesmo precariamente indicam um grande número de visitantes turistas oriundos de todos os países do mundo em todas as épocas do ano.

Se pergunta então: quem teria interesse nesse retrocesso do município que hoje poderia ser um pólo turístico internacional e gerir uma economia milionária?

Galeria




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News