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Educação
25/04/2023 10:00:00

Número de escolas públicas sem internet cai, mas ainda são quase 22 mil

Levantamento do Metrópoles com base no Censo Escolar aponta que o Brasil ainda tem 21,9 mil instituições sem acesso à internet

Número de escolas públicas sem internet cai, mas ainda são quase 22 mil

Nos últimos anos, o número de escolas públicas sem acesso à internet caiu no Brasil. No entanto, a quantidade de instituições desconectadas da rede mundial de computadores ainda representa 15,8% do total.

Levantamento do Metrópoles, que tem como base dados do Censo Escolar, coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indica que 21,9 mil instituições não tinham internet em 2022. No ano anterior, 30 mil escolas públicas declaravam não ter esse recurso à disposição.

De acordo com Tânia Dornellas, assessora de advocacy da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a falta de acesso à tecnologia impõe desafios às escolas, além de ampliar desigualdades sociais e educacionais.

“Atualmente, as principais dificuldades às escolas que não têm acesso à internet estão relacionadas à impossibilidade de obtenção de novos recursos e materiais didáticos para os professores, como também impossibilidade de acesso por parte dos alunos a fontes de pesquisa, conteúdo, leitura, por exemplo”, afirma.

Levantamento do Metrópoles, que tem como base dados do Censo Escolar, coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indica que 21,9 mil instituições não tinham internet em 2022. No ano anterior, 30 mil escolas públicas declaravam não ter esse recurso à disposição.

De acordo com Tânia Dornellas, assessora de advocacy da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a falta de acesso à tecnologia impõe desafios às escolas, além de ampliar desigualdades sociais e educacionais.

“Atualmente, as principais dificuldades às escolas que não têm acesso à internet estão relacionadas à impossibilidade de obtenção de novos recursos e materiais didáticos para os professores, como também impossibilidade de acesso por parte dos alunos a fontes de pesquisa, conteúdo, leitura, por exemplo”, afirma.