19/12/2025 00:39:27

Saúde
19/04/2023 17:00:00

Apenas 15,9% do público-alvo foi vacinado com bivalente em Maceió

Das 137 mil pessoas aguardadas pela SMS, até o momento apenas 21.788 foram imunizadas

Apenas 15,9% do público-alvo foi vacinado com bivalente em Maceió

Duas campanhas de vacinação importante acontecem em Maceió e são fundamentais para a imunização da população: a bivalente contra a Covid-19 e contra Influenza. No entanto, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a procura pelos imunizantes nos postos de vacinação ainda é baixa.

Em média, na vacinação bivalente, o público-alvo na capital alagoana é de 137 mil pessoas. Deste total, até o momento apenas 21.788 foram imunizados. Isso representa apenas 15,90%.

No Brasil, mais de 9 milhões de doses de vacinas bivalentes contra a covid-19 já foram aplicadas segundo informou no último final de semana o Ministério da Saúde.

A imunização bivalente é destinada àqueles que já completaram o esquema básico de vacinação contra a covid19 ou quem já recebeu uma ou duas doses de reforço. O intervalo entre a dose mais recente deve ser de quatro meses. Quem ainda tem doses em atraso pode se vacinar contra a covid-19 nas unidades básicas de saúde.

Entre as pessoas com 70 anos ou mais, foram vacinadas 9.650 pessoas. Entre o público de 60 anos ou mais que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), somam-se 392

Pessoas institucionalizadas e Trabalhadores de ILPIs são 19 e 169, respectivamente. Entre os imunossuprimidos, com 12 anos ou mais, foram vacinados 352 e entre os indígenas com 12 anos ou mais, apenas 15.

Entre o público entre os 60 a 69 anos, procuraram os postos de vacinação 9.218 pessoas. As gestantes vacinadas chegam a 115 e puérperas, apenas 23. Os trabalhadores da saúde que já fazem parte do público-alvo no calendário de imunização somam 1052 imunizados.

A vacinação nas pessoas com deficiência permanente atingiu um público de 148 pessoas; população privada de liberdade apenas uma foi vacinada pela bivalente. Adolescente em medida socioeducativa somam 8. Profissionais do Sistema Prisional foram 18 vacinados. População em geral, duas. E pessoas com comorbidade somam 606.

Iniciada no último dia 10, a campanha de vacinação contra a Influenza de 2023 tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção, na populaçãoalvo da vacinação. A campanha será realizada em uma única etapa, contemplando todos os grupos prioritários, até o dia 31 de maio.

O público-alvo da campanha é de 363.446 na capital alagoana. Até o momento, de acordo com o levantamento da SMS, 2,80% das gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde e professores foram vacinados. Já entre os povos indígenas, apenas 1,60% receberam o imunizante.

Segundo a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, as únicas contraindicações para a aplicação das vacinas são para pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao tomar a vacina em campanhas anteriores.

“A meta definida pelo Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a Influenza. Essa vacinação de 2023 é trivalente e sua formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B e é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus”, explica a gerente de Imunização, ao lembrar que as pessoas devem levar seu cartão de vacinação quando se dirigirem até um dos locais para se imunizar. Em algumas situações é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid.

gazetaweb