19/12/2025 11:06:40

Economia
10/04/2023 23:00:00

Novo programa deve impulsionar a produção leiteira em Alagoas

Novo programa deve impulsionar a produção leiteira em Alagoas

Entidades ligadas ao setor produtivo do segmento agro se reuniram nesta quarta-feira (05) com o governador Paulo Dantas, no Palácio República dos Palmares, para discutir a criação do Programa Produzir Alagoas. O foco inicial é apoiar a produção da cadeia da bovinocultura de leite em todo o estado, ajudando principalmente a escoar a produção da região da bacia leiteira.

Sebrae Alagoas, Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Senar Alagoas, Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e Emater foram as entidades que, juntas, reuniram as informações que dão sustentação ao novo programa.

"O governador Paulo Dantas fez uma primeira reunião nos solicitando que essas entidades montassem um projeto de apoio à cadeia produtiva do leite. O encontro de hoje foi para mostrar um embrião desse projeto, o pontapé inicial, com as ideias de ações. Apresentamos algumas a curto prazo, inclusive, para serem executadas já agora em 2023", explica Domício Arruda Silva, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Alagoas.

Uma próxima reunião será realizada para detalhar a questão orçamentária e financeira que vai viabilizar a execução do novo programa. Entre as ações previstas por parte do Sebrae Alagoas, em parceria com a Seagri, estão capacitações em Boas Práticas na Pecuária de Leite; criação de um software de gestão de dados da pecuária leiteira; transferência de embriões, com 1.500 prenhezes confirmadas; avaliações genômicas (500 amostras) e iniciativas voltadas para fomento ao associativismo.

A previsão é que até 1.350 produtores rurais sejam atendidos ainda na fase de ações a curto prazo, apenas na parte que caberá ao Sebrae Alagoas executar.

"As instituições presentes acordaram que, além das ações que elas já estão fazendo em áreas como melhoramento genético, boas práticas de gestão e assistência técnica, agora também vão executar outras iniciativas para dar suporte à melhoria da produção da cadeia do leite. O governador também sinalizou com apoio para que a gente agora possa detalhar o projeto, o seu cronograma, e colocar isso de pé para lançar juntos com os parceiros e o próprio governo", revela Vinicius Lages, diretor-superintendente do Sebrae Alagoas. O diretor-técnico da instituição, Keylle Lima, também acompanhou a reunião.

 

Assessoria