19/12/2025 12:50:48

Mundo
25/03/2023 22:00:00

Guarda Costeira Italiana resgata mais de 700 migrantes em águas ao largo da Calábria e Siracusa

Guarda Costeira Italiana resgata mais de 700 migrantes em águas ao largo da Calábria e Siracusa

A Guarda Costeira Italiana salvou na quinta-feira mais de 700 migrantes em duas operações separadas durante o dia ao largo das costas de Siracusa e Calábria, onde um naufrágio no final de Fevereiro deixou quase 90 pessoas mortas.

A primeira operação da Guarda Costeira, coordenada pelas autoridades marítimas de Reggio Calabria, resgatou 295 migrantes a bordo de um barco de pesca ao largo da costa da Calábria, esta manhã cedo. As pessoas resgatadas foram transportadas para segurança em três barcos-patrulha», afirmou numa declaração.

Entretanto, uma segunda operação levada a cabo pela Guarda Costeira, em estreita cooperação com as autoridades marítimas de Catânia, salvou 450 migrantes a bordo de outro barco de pesca a leste de Siracusa.

«‘A unidade, em condições precárias de navegação, foi alcançada e resgatada pelo navio Corsi Vessel e por um barco patrulha da Guarda Costeira SAR. Três navios mercantes e um barco de patrulha da Frontex ajudaram no local», disse ele.

Estes salvamentos vêm depois de um barco com cerca de 200 migrantes a bordo afundado ao largo da costa da região italiana da Calábria no final de Fevereiro, matando 86 pessoas.

Após a tragédia, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, encontrou-se com os sobreviventes e familiares das vítimas, embora também tenha assegurado que a sua consciência estava clara face às medidas migratórias restritivas promovidas pelo seu governo.

Fonte: (EUROPA PRESS)

news360.es/brasil