Não sabemos se aconteceu exatamente como visto em 2001: Uma Odisseia no Espaço, mas é bem provável que o assombro pela tecnologia entre os primatas tenha sido mesmo bem próximo do que as telas mostraram. Desde a aurora da humanidade, um fascínio quase religioso e um pavor pela própria existência da espécie se misturam a cada invenção ou avanço que promete mudar o mundo como nós o conhecemos. Ficamos entre o deslumbramento de chegar até Júpiter a bordo da Discovery One e o terror do abandono no espaço sideral arquitetado pela malícia do supercomputador HAL 9000.
A tecnologia da vez que chega para solavancar as emoções atende pelo nome pouco charmoso, mas coerente com o mundo de siglas em que habitamos, de ChatGPT (do inglês Chat Generative Pre-trained Transformer, ou transformador pré-treinado gerador de bate-papo). Em termos básicos, trata-se de uma inteligência artificial (IA) capaz de oferecer respostas para os usuários no formato texto, simulando um bate-papo. A partir de um banco de dados vastíssimo, estimado em 45 terabytes, o ChatGPT calcula as respostas mais prováveis para virtualmente qualquer pergunta permitida por sua programação, de matemática e física quântica até questões existenciais e cultura erudita (ilegalidades e similares ficam de fora). Em segundos, a IA consegue entregar textos curtos, objetivos, coerentes e gramaticalmente corretos sobre praticamente qualquer coisa, que assombram pela eficiência e abrangência.
Seja no campo do ensino ou da pesquisa, para professores ou estudantes, as inovações que o ChatGPT pode trazer, mesmo que ainda não muito claras, parecem inevitáveis. É por isso que o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará no dia 21 de março, das 9 às 17 horas, o evento ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade. No formato on-line – com transmissão ao vivo pelo site do IEA -, a programação reunirá pesquisadores e especialistas da USP e de outras instituições nacionais para discutir as transformações que a nova tecnologia poderá trazer não só para o ensino superior, mas para todo o sistema educacional. A coordenação é do professor Glauco Arbix, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.