19/12/2025 12:50:55

Acidente
18/03/2023 04:00:00

Ante crise ucraniana, mundo está ameaçado por um novo conflito pelos recursos, alertam analistas

Ante crise ucraniana, mundo está ameaçado por um novo conflito pelos recursos, alertam analistas
No contexto da crise ucraniana e das ações dos países ocidentais, que restringiram o fornecimento de combustível russo, o mundo está ameaçado por um novo conflito sobre recursos, declarou o jornal japonês Mainichi Shimbun.
 
Comparando a situação atual com a crise do combustível após a Guerra Árabe-Israelense de 1973, que aumentou e muito os preços do petróleo, os autores e especialistas entrevistados pelo jornal concluíram que o mundo precisava de cooperação em áreas de importância para todos os países.

"No futuro, a Europa, os EUA e o Japão competirão por recursos escassos e produtos agrícolas. Em outras palavras, está diretamente relacionado à segurança econômica", disse Takahiro Suzuki, consultor em estratégia de gestão, aos jornalistas.

Outro especialista, o diretor do Instituto de Economia e Energia, Ken Koyama, também observou que a fragmentação global do mercado energético pode levar a novos picos de preços.

"Eu acho que a lição a ser tirada dessas duas crises – uma há 50 anos, a outra agora – é que a cooperação internacional deve ser mantida. Esqueça isso, vamos enfrentar sérias consequências", declarou Koyama.

Anteriormente, o ministro de Energia da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Salman Al Saud, afirmou que a política implementada pelo Ocidente de limitação do preço ao petróleo russo faz crescer os riscos no mercado petrolífero e provoca incerteza, em um momento em que a estabilidade é necessária.
Uma política semelhante inevitavelmente fará aumentar a instabilidade e a volatilidade do mercado, bem como afetará negativamente a indústria do petróleo, concluiu bin Salman.
 
Em 5 de dezembro de 2022, entraram em vigor as sanções ocidentais contra o petróleo russo: a União Europeia parou de aceitar o petróleo transportado por via marítima, e os países do G7, Austrália e a UE impuseram um teto de preço de US$ 60 por barril ao petróleo russo transportado por mar, proibindo as empresas internacionais de transportarem e fazerem seguros a cargas de petróleo que superem esse limite.
 
Uma estação de bombeamento de petróleo da empresa Tatneft na região de Almetyevsk, no Tartaristão - Sputnik Brasil, 1920, 15.03.2023
sputniknewsbrasil.com.br