30/06/2024 15:38:40

Guerra
14/02/2023 02:00:00

Temida ofensiva russa leva homens a fugir do recrutamento em Odessa; Kiev admite situação 'complicada'


Temida ofensiva russa leva homens a fugir do recrutamento em Odessa; Kiev admite situação 'complicada'

A poucos dias da guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia completar um ano, em 24 de fevereiro, os ucranianos temem que Moscou antecipe a ofensiva massiva que prepara há meses, a fim de evitar que as armas prometidas pelos ocidentais cheguem à linha de frente dos combates, fixada nas trincheiras do Donbass (leste). A reportagem da RFI esteve em Odessa, no sul, onde alguns homens não saem mais às ruas com medo de ser recrutados pelo Exército, após o prolongamento da lei marcial.

A situação no leste da Ucrânia é cada vez mais "complicada", principalmente ao norte da cidade de Bakhmut, admitiu nesta segunda-feira (13) a presidência ucraniana. Analistas militares classificam os combates pela conquista desta cidade, que sequer tem grande importância estratégica, como os mais sangrentos em quase um ano de guerra. No entanto, eles estariam perto de dar ao Kremlin a vitória simbólica que tanto fez falta nos últimos meses.

Nos arredores de Bakhmut, os ucranianos enfrentam milhares de homens recrutados pelo grupo paramilitar russo Wagner, chamado em reforço por Vladimir Putin. São mercenários que não têm nada a perder, mortos aos milhares pela artilharia ucraniana, que começa a arrefecer.

Em Odessa, a guerra parece muito distante. Enquanto bebe um leite caramelizado, Anastasia Kovalevska-Slavova, uma professora de filologia, verifica seu telefone para ler as notícias mais recentes enviadas direto da linha de combate.

rfi



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News