02/07/2024 13:21:36

Violência
09/02/2023 11:00:00

Crimes contra idosos estão concentrados na Ponta Verde e em bairros de maior poder aquisitivo, aponta estudo do TJ


Crimes contra idosos estão concentrados na Ponta Verde e em bairros de maior poder aquisitivo, aponta estudo do TJ

Um levantamento realizado pela 14ª Vara Criminal de Maceió, que atua em casos de crimes contra pessoas vulneráveis, revelou que entre os idosos, a maioria dos crimes ocorre no âmbito doméstico (62%) onde a maior parte é praticada pelos filhos e geralmente envolve delitos patrimoniais.

Ainda segundo o Tribunal de Justiça de Alagoas, o gênero feminino é, igualmente, o mais vitimado (65%).

Bairros

O estudo faz ainda um recorte por bairros de Maceió. No geral, os crimes contra vulneráveis estão concentrados nas regiões menos desenvolvidas economicamente. Chama a atenção, contudo, a maior incidência de crimes contra idosos em bairros com população de renda mais alta.

“Os crimes patrimoniais afetam mais idosos e tem incidência maior em bairros como Ponta Verde e outros de maior poder aquisitivo. Já os crimes de violência sexual atingem mais as pessoas de comunidade um pouco mais carentes como Tabuleiro dos Martins e Benedito Bentes”, destaca Ygor Figueiredo.

De acordo com o magistrado, as estatísticas podem ajudar o Poder Executivo na formulação de políticas públicas preventivas. “Eu vou conversar com as secretarias de Estado e a delegacia especial de crimes contra vulneráveis. Compartilhando esses dados, a gente pode ter uma atuação mais direcionada do Conselho Tutelar e reforçar o CREAS onde necessário, por exemplo”.

O Poder Judiciário, da mesma forma, deve usar os números para adaptar sua estrutura de pessoal de forma a atender de maneira mais adequada o jurisdicionado,

“Constatamos que o grupo mais atingido são as crianças e adolescentes, então podemos priorizar esses processos e trabalhar uma melhor capacitação dos servidores para atender esse público, com a escuta protegida e o depoimento especial, por exemplo”, explicou Figueiredo.

14ª Vara

A 14ª Vara Criminal da Capital foi criada no final de 2019 pela Lei estadual n.º 8.212. Ela tem competência privativa para processamento e julgamento dos crimes praticados contra populações vulneráveis, com o objetivo de garantir que o sistema de justiça proporcione uma resposta mais célere para violações de direito de grupos socialmente fragilizados.

*Com Ascom TJ

estadão alagoas



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 399
Notícias Agora
Google News