30/06/2024 15:34:30

Especial
01/02/2023 05:00:00

Vagas para jovens em dependência química são ofertadas por fundação em Maceió


Vagas para jovens em dependência química são ofertadas por fundação em Maceió

A Fundação João Paulo II, - composta por duas unidades, a Casa Dom Bosco e a Maria Auxiliadora, no bairro Santa Amélia, parte alta de Maceió, - está ofertando 100 vagas para jovens de 12 a 18 anos, que estejam em situação vulnerável devido às drogas na capital alagoana e também vindos do interior de Alagoas. O padre Tito Régis, presidente da instituição, concedeu entrevista ao TH Entrevista no canal da TV Tribuna no Youtube e deu detalhes de como funciona o tratamento.

A fundação dispõe de cursos, escola, ambiente recreativo e religioso, que contribuem para a superação do flagelo no estado e fora dele, atuante e com inspiração salesiana, a instituição existe há mais de 30 anos.

Padre Tito explicou que são 100 vagas, porém as casas de acolhimento não têm recebido o público a contento. “Parece até uma incoerência, porque as instituições estendem as mãos para pedir o recurso, nós não, estamos pedindo alguém que venha ser favorecido com o que temos a oferecer”.

“Existe um impasse, porque sabemos que os meninos da periferia são beneficiados com algumas bolsas e as famílias pensam que vão perder o valor, já que serve de manutenção para a família, então preferem muitas vezes conviver com a droga, o traficante, mas não procura uma instituição para o abrigamento. Então é uma dificuldade de encaminhar menores por conta disto, mas vamos vencer e procurar favorecer mais a causa da criança e do adolescente dando maior proteção para depois ele ser uma alegria e compensação e consolação para a família.”.

Nas duas unidades de acolhimento – a Casa Dom Bosco e a Casa Maria Auxiliadora – mantidas pela fundação, meninos e meninas, das mais diversas realidades, recebem diariamente: assistência psicossocial, emocional, espiritual e educacional de forma gratuita. “Essa é a nossa proposta, sermos uma mão de socorro, de resgate a tantas famílias, professores, ou seja, a todos que estejam ligados às crianças e adolescentes da capital e interior”, enfatizou o sacerdote Tito Régis.

O fundador da instituição também destacou que o acolhimento se abrange para outros estados e começa por meio do encaminhamento do Conselho Tutelar, definindo se aquele menino ou menina deve ser abrigado pela fundação.

“Fazendo isto, se dirige a fundação e a nossa equipe técnica recebe esse jovem que estará apto a passar conosco uma temporada que vai de quatro meses a um ano”, salientou.
“Os jovens ficam conosco em regime de internato, com momentos de oração, laborterapia com trabalhos no campo, organização dos ambientes que utilizam, escola, reforço escolar, aulas de música, panificação, cabeleireiro, eletricista, entre outros”, mencionou.

“E estamos também como a parte esportiva com natação e futsal, além do convívio com a comunidade, isto é, o jovem não fica confinado e tem uma participação na circunvizinhança, bem como as pessoas também visitam nossas casas fazendo vida conosco num ambiente saudável sem policiamento de guarda”, destacou padre Tito.

LOCALIZAÇÃO

Para conhecer mais sobre este trabalho ou tirar dúvidas sobre a Fundação São João Paulo II visite as redes sociais: @casadomboscomaceio ou entre em contato pelo telefone (82) 3314-1408.

tribuna hoje



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News