A grande campanha de conscientização sobre o Autismo tem gerado dados inéditos na emissão de documentos em Alagoas. Segundo o diagnóstico da nova plataforma da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), entre julho de 2024 e julho de 2025, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) foi o segundo serviço mais buscado por pais e responsáveis de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos nas Centrais Já!.
Em resposta a essa demanda, a Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, conta com uma sala exclusiva para atender pessoas com espectro autista e outras deficiências. Inaugurada em março de 2024, a sala oferece atendimento personalizado e acessível, com recursos específicos como abafadores de ruído, espaço reservado e profissionais treinados para acolher esse público. Em pouco mais de um ano, foram realizados mais de 210 atendimentos especializados, média de três por dia.
A deficiente auditiva Viviany Batista, atendida na sala PcD, destacou a qualidade do serviço: “Fui muito bem atendida. Aqui todos são maravilhosos comigo. Com esse documento, posso ter meus direitos acessados com mais facilidade. Sempre indico o JÁ! para atendimento PcD, porque sempre sou muito bem atendida.”
Entre jovens de 16 a 21 anos, o serviço mais procurado é a primeira Carteira Nacional de Habilitação, seguido do alistamento eleitoral. Já entre adultos de 22 a 59 anos, a transferência de titularidade lidera a procura, seguida pelo pedido de seguro-desemprego.
No total, as 11 unidades das Centrais Já! registraram mais de meio milhão de atendimentos entre julho de 2024 e julho de 2025. A emissão ou entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN), antigo RG, corresponde a 54,2% desses atendimentos, sendo o serviço mais demandado.
A superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) utiliza esses dados para aprimorar os serviços, ajustando pessoal e ampliando atendimentos conforme a necessidade, tornando o processo decisório mais preciso e eficiente, conforme explica o superintendente João Claudinho.
As Centrais Já! oferecem mais de 300 serviços públicos em um único espaço, reunindo órgãos das esferas federal, estadual e municipal. A unidade do Maceió Shopping é a que mais realiza atendimentos, seguida pela do Benedito Bentes, juntas com as unidades do Shopping Farol e Centro representam 66% dos atendimentos.
O atendimento é ágil e organizado, como relata Rafael Leão, que agendou pela internet a emissão da identidade da filha na Central Já! do Benedito Bentes: “Foi tudo muito rápido. É o serviço que todo mundo sempre está precisando, ou para tirar a primeira via, ou para renovar.”
O perfil dos usuários mostra que a idade média é de 40 anos, com 40,5% mulheres cisgênero e 34,1% homens cisgênero. A maior parte dos atendidos está na faixa economicamente ativa, refletindo a necessidade da documentação para o mercado de trabalho.
Nas unidades da capital, os profissionais mais atendidos são administradores (9,8%), estudantes (9,4%) e vendedores (7%). No interior, agricultores rurais correspondem a 14,3% dos atendimentos, seguidos por estudantes (9,6%) e aposentados (7,5%).
O tempo médio de espera é de 13 minutos, com atendimento de aproximadamente 5 minutos. Cerca de 19,2% dos serviços são agendados por terceiros, evidenciando que parte da população depende de auxílio para acessar os serviços, seja por deficiência, idade avançada ou dificuldades tecnológicas.
A emissão da Carteira de Identidade Nacional permanece como o serviço mais solicitado nas Centrais Já!, representando 42,8% do total de atendimentos.
Aos nossos leitores Neste primeiro dia de junho de 2025, celebramos com entusiasmo a atualização do site da Agência Tribuna de Notícias, marcan...Ver mais
Ver todos os posts