08/12/2025 20:34:05
Blog: O Acendedor de Lampiões
04/08/2025 às 08:05

Alagoas registra 22 colisões entre aves e aviões nos últimos 10 anos

Alagoas registra 22 colisões entre aves e aviões nos últimos 10 anos

Nos últimos dez anos, Alagoas contabilizou 22 incidentes envolvendo colisões de pássaros com aeronaves, conforme dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB). O caso mais recente ocorreu no dia 22 de julho e envolveu um avião da companhia Azul, durante decolagem no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió.

A aeronave, que realizava o voo AD2255 com destino a São José do Rio Preto, interior de São Paulo, precisou retornar ao aeroporto logo após a decolagem, por conta do impacto com uma ave. O episódio, classificado como bird strike (colisão com ave), aconteceu por volta das 9h45. Apesar da ocorrência, não houve feridos entre os passageiros e tripulantes.

Após o pouso, a equipe de manutenção da Azul inspecionou a aeronave e não identificou danos estruturais. Liberado para seguir viagem, o avião decolou novamente às 11h31 e aterrissou em segurança às 14h19 no aeroporto de destino, segundo registros do site de rastreamento FlightAware.

Embora seja um tipo comum de incidente na aviação, a colisão com aves pode representar diferentes níveis de risco, dependendo da situação e da parte da aeronave atingida.

Na comparação com os demais estados do Nordeste, Alagoas apresenta o terceiro menor número de registros no período. O Rio Grande do Norte teve 7 ocorrências e Sergipe contabilizou 13. Já os estados com mais incidentes registrados foram Bahia, com 122, e Pernambuco, com 85. Ao todo, a região Nordeste somou 404 colisões entre aves e aeronaves na última década. A distribuição dos casos inclui ainda: Ceará (67), Maranhão (30), Paraíba (26) e Piauí (33).



Enquete
É favorável ou contrario a Operação da PM do Rio da Janeiro que matou mais de 120 pessoas?
Total de votos: 28