20/04/2024 04:56:39

23/07/2007 00:00:00

Interior


Interior

Uma exposição de artigos do artesanato produzido pelos reeducandos do Sistema Penitenciário de Alagoas vem tendo grande aceitação de turistas que visitam o litoral norte do Estado. São roupas, bijuterias, artigos decorativos e utilitários produzidos pelas mãos que um dia incomodaram a sociedade.

O Salinas Maragogi Resort, localizado no município de Maragogi – distante 125 quilômetros de Maceió -, abriu suas portas e recebe até este final de semana a exposição do artesanato dos reeducandos alagoanos. Cada vez mais as empresas privadas do Estado estimulam a divulgação do trabalho de ressocialização desenvolvido em Alagoas.

Na exposição, os turistas podem conferir, e adquirir, os artigos manuais confeccionados no Pavilhão do Artesanato (localizado no Sistema Penitenciário Alagoano) e nas próprias unidades prisionais. São trabalhos em madeira, parafina, flores artesanais, pintura em tecido, palitos estilizados, tenerife, ráfia, miçangas, artefatos do coco, entre outros.

A exposição teve início na noite de ontem (19) e contou com a visitação de diversos clientes e funcionários do resort. Para o superintendente de Administração Penitenciária, tenente-coronel Luiz Bugarin, o curso profissionalizante é uma das melhores formas de ressocializar, pois proporciona ao reeducando uma profissão.

“Desenvolvemos diversos trabalhos laborais no Sistema Penitenciário e o artesanato é um deles. Através de oficinas produtivas, proporcionamos ao reeducando mais uma oportunidade de trabalho que pode vir a ser desenvolvido assim que ele cumprir sua pena e for reinserido na sociedade”, destacou Bugarin.

Atualmente, 150 reeducandos dos presídios masculino e feminino trabalham durante toda a semana produzindo artigos manuais. A atividade laboral, além de ajudar a reduzir a ociosidade e proporcionar nova profissão ao apenado, beneficia o reeducando com uma ajuda de custo no valor de R$ 50 mensal e a remissão de pena, onde a cada três dias trabalhados é reduzido um da pena.

De acordo com a coordenadora do Programa de Artesanato, Vera Alice Bernardi, o objetivo é fazer com que o reeducando aprenda o maior número de atividades. “Nós trabalhamos com capacitação. O reeducando que participa do programa aprende diversas modalidades do artesanato. Os trabalhos confeccionados por eles são expostos e comercializados em feiras e exposições, além de estarem sempre à disposição do público no Pavilhão do Artesanato – que funciona no Sistema Penitenciário”, explica Vera.

A exposição acontece até o dia 21 deste mês no hall do Salinas Maragogi Resort, em Maragogi. Para este mês também está confirmada a exposição dos trabalhos dos reeducandos alagoanos no Hotel Praia Dourada (Maragogi), que acontece nos dias 26, 27 e 28 deste mês.

Já está confirmada ainda, para o período de alta temporada, a exposição dos trabalhos nos hotéis Albacora, Bitingui – ambos em Japaratinga -, Ponta Verde e no Shopping Iguatemi.

Fonte: Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News