24/04/2024 21:23:09

22/07/2007 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Toda comunidade católica de União dos Palmares festeja hoje o Dia Mundial Consagrado a Padroeira da cidade, Santa Maria Madalena, que este ano além das tradicionais reverencias é também abrilhantado pela realização das “Santas Missões Populares” que conta com a participação dos três padres da paróquia local, 37 religiosos (27 frades e 10 freiras) que desde o ultimo dia 15 realizam eventos para os adeptos da Igreja Católica.

 

Este domingo (22) às 5,30 horas houve o implante do Cruzeiro e de uma árvore no bairro “Cohab Nova”, às 07,00 horas o café comunitário, as 08,00 uma missa na igreja matriz, às 09,00 horas uma caminhada e bênção das crianças, as 10,00 encontro com os vocacionados, e a seqüência é as 10,309 visita a Casa dos Pobres, 11,00 bênção dos animais na praça Basiliano Sarmento (praça da Matriz), as 16,00 procissão e bênção com motoqueiros, ciclistas, motoristas, cavaleiros e carroceiros, 19,00 recitação do terço e finalmente, 19,30 horas a Missa Solene à Santa Maria Madalena e encerramento das Santas Missões.

 

A História da Santa

 

Maria pode ser interpretada como “Mar Amargo” ou “iluminadora” ou “iluminada”. Por estes três significados podemos entender os três caminhos que excelentemente ela escolheu: o da penitencia, o da contemplação interior e o da glória celeste. A eles referia-se o Senhor quando disse: “Maria escolheu o melhor caminho, e ninguém a afastará dele”. O primeiro não lhe poderá ser negado em razão deu seu objetivo, que é a bem-aventurança; o segundo, em razão da continuidade que existe entre a contemplação feita da Pátria, o terceiro em razão da eternidade da glória celeste.
        Ela chama-se “Mar Amargo” por ter optado pela ótima via da penitência, por ter derramado tantas lágrimas com as quais lavou os pés do Senhor. Ela chama-se “iluminadora” por ter optado pela contemplação interior, por ter desejado com avidez receber aquilo que em seguida verteu em abundância, a luz. Ela chama-se “iluminadora” por ter optado pela excelente via da glória celeste, tendo então a mente iluminada pela luz do conhecimento perfeito.
        Ela é ainda chamada de “Madalena”, que vem de manens rea, “considerada ré”; ou Madalena pode ser interpretada como “fortificada” ou “magnífica”, indicando as três etapas de sua vida, antes de se converter, durante a conversão e depois de convertida.
        Antes de se converter era culpada e merecia a pena eterna.
        Durante a conversão tornou-se “fortificada” pela armadura da penitência e por todas as excelentes armas que a penitência fornece e com as quais se transformou sacrifício. Depois de convertida foi “magnífica”, porque aquela que abundava em erro passou a superabundar em graças.
        Maria, cognominada Madalena por causa do Castelo de Magdala, nasceu em família muito digna, descendente de reis. Seu pai chamava-se Ciro e sua Mãe, Eucária. Junto com o irmão Lázaro e a irmã Marta ela possuía o castelo de Magdala, situado em Betânia, localidade próxima a Jerusalém. Quando dividiram entre si essas posses, a Maria coube Magdala, dai ser chamada Madalena: a Lázaro grande parte da cidade de Jerusalém, e a Marta, Betânia.
        Como Madalena entregou-se completamente aos prazeres corporais e Lázaro estava mais interessado na atividade militar, Marta prudente e corajosamente passou a administrar também as partes de seu irmão e sua irmã, entregando o necessário aos criados e aos pobres.
        O Senhor concedeu imensos benefícios a Maria Madalena e distinguiu-a
com sinais de predileção.

 

Fonte - Diocesefranca@org

 

Da Editoria - Antonio Aragão

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News