29/03/2024 04:35:43

Alagoas
08/01/2018 13:04:29

Mais de 3,5 mil condenados pela Justiça cumprem penas alternativas em AL


Mais de 3,5 mil condenados pela Justiça cumprem penas alternativas em AL
Ilustração

Gazetaweb - Mais de 3,5 mil condenados cumprem penas alternativas em Alagoas. Os dados são da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que atende beneficiários e presos provisórios da capital e Região Metropolitana. Em Alagoas, 3.547 pessoas cumprem algum tipo de medida adversa à prisão.

Segundo a pasta, essas medidas consistem em penas restritivas de direito aplicadas aos crimes de menor potencial ofensivo com pena de até 4 anos. Atualmente, cem instituições estão cadastradas para receber beneficiários, entre elas escolas públicas, abrigos de idosos e delegacias de trânsito. A equipe técnica do Núcleo conta com advogados, psicólogos, assistentes sociais e administrativos.

"As medidas alternativas têm caráter punitivo, de forma educativa e ressocializadora, pois o apenado não é retirado do seu convívio social. É utilizada a sua mão de obra como forma de ajuda para a sociedade, possibilitando a ressignificação da vida e potencialização das habilidades que, muitas vezes, foram perdidas", explica a psicóloga Emmanuelle de Melo.

Como funcionam as alternativas penais

Depois da audiência de instrução e julgamento, o beneficiário sentenciado é encaminhado para a Vara de Execuções Penais, de onde são direcionados para o Núcleo Integrado. Chegando ao setor da Seris, o beneficiário é entrevistado por uma assistente social e psicóloga. A partir daí é traçado o perfil e feito o encaminhamento para a instituição contemplada com a medida imposta pela Justiça, como explica a assistente social Valdijane Araújo.

"Por meio das entrevistas identificamos o perfil dos beneficiários. Buscamos sempre auxiliar no melhor cumprimento da pena. Vale lembrar que a execução da mesma não pode atrapalhar o trabalho e os estudos. Com esse acompanhamento, nos certificamos do efetivo cumprimento da pena", disse.

Além dos serviços mencionados, o Núcleo Integrado acompanha o cumprimento das penas de prestação de serviço à comunidade e pecuniária, ou seja, as doações de cestas básicas e depósito em conta, avaliação psicológica e encaminhamentos aos grupos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News