26/04/2024 10:11:27

Especiais
10/12/2017 10:06:49

Sonda Curiosity encontra estranho meteorito metálico em Marte


Sonda Curiosity encontra estranho meteorito metálico em Marte
O meteoro descoberto pela sonda

A jornada ao Monte Sharp, em Marte, onde ela procura por evidências de vida. O robozinho encontrou um estranho meteorito metálico com cerca de 4 centímetros.

As primeiras análises sugerem que o objeto seja formado por ferro-níquel e que ele tenha vindo direto do cinturão de asteroides, que fica próximo ao planeta vermelho. A visita de corpos do cinturão ao solo marciano não é incomum já que a gravidade de Júpitersempre dá uma forcinha para expulsar os objetos de sua órbita. Mas a “Rocha Ovo” (como foi apelidada por conta de seu formato) é especial.

Baseado em sua aparência diferente, os pesquisadores da NASA acham provável que o meteorito tenha derretido ao entrar na atmosfera de Marte antes de endurecer — isso explicaria o formato polido e as estranhas ranhuras que o compõe.

Encontrar meteoritos em Marte é sempre uma festa para os cientistas, afinal, é uma chance de estudar corpos que não passariam pela atmosfera da Terra e que não teríamos contato de outra forma. Além disso, os objetos podem revelar muito sobre partes ainda misteriosas do Sistema Solar e sobre o próprio planeta vermelho.

+ Leia também: Astrônomos descobrem como se formou uma das maiores crateras da Lua

 

 

 

 

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News