29/03/2024 12:56:45

Brasil
05/12/2017 09:47:57

TSE lança aplicativo que substitui título de eleitor (Video)


TSE lança aplicativo que substitui título de eleitor (Video)
Ilustração

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou na última sexta-feira o e-Títuloaplicativo que vai permitir o acesso a uma versão digital do título eleitoral. A novidade está disponível para Android e deve ser liberada para usuários do iOS até o fim da próxima semana.

O aplicativo poderá ser utilizado nas eleições de 2018, dispensando o eleitor de levar o título eleitoral em papel. O documento digital também terá a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação, mas isso só acontece caso a pessoa tenha realizado o recadastramento biométrico, momento em que é capturada a foto e suas impressões digitais.

Mesmo quem não fez o recadastramento pode fazer o download do aplicativo, mas será necessário apresentar um documento de identificação com foto na hora da votação.

Ao baixar o e-Título, o eleitor precisa inserir o número do seu título eleitoral, seu nome, a data de nascimento e o nome da mãe e do pai. Após validação, o acesso ao aplicativo é liberado — também é possível consultar informações sobre o seu local de votação e se está em dia com a Justiça Eleitoral.

Outro recurso deve ser liberado aos cidadãos em breve: a possibilidade de fazer a justificativa eleitoral pelo aplicativo.

Em agosto, o governo anunciou outro aplicativo que pode substituir a versão impressa de um documento, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica — que possui o mesmo valor jurídico da carteira de habilitação impressa e pode ser acessada por meio de um aplicativo já disponível para download. A CNH digital começa a valer a partir de 1º de fevereiro de 2018. MSN – 




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News