16/04/2024 16:12:16

Mundo
20/11/2017 17:17:22

Submarino argentino desaparecido reportou avaria em sua última mensagem


Submarino argentino desaparecido reportou avaria em sua última mensagem
Submarino desaparecido

MSN - O submarino argentino perdido no Atlântico Sul com 44 tripulantes comunicou uma avaria nas baterias em seu último contato enviado na quarta-feira passada, antes que a Marinha reportasse seu desaparecimento.

"A embarcação foi à superfície e comunicou esta avaria, por isso o comando da força disse que mudasse de rota e fosse para Mar del Plata", afirmou em coletiva de imprensa Gabriel Galeazzi, chefe da base naval dessa cidade localizada 400 km ao sul de Buenos Aires.

Até o momento, a informação fornecida não mencionava uma avaria e a hipótese divulgada falava de uma falha nas comunicações.

Além disso, foi divulgado que as sete tentativas de chamadas detectadas e supostamente provenientes do submarino com 44 tripulantes a bordo não se originaram dessa embarcação.

"Recebemos oficialmente o informe da empresa que investigou todos os sinais e ficou explicado que as sete tentativas de comunicação no sábado não correspondem ao telefone por satélite do submarino", afirmou o porta-voz da Armada, a Marinha de Guerra argentina, Enrique Balbi, falando à imprensa em Buenos Aires.

As sete chamadas, que fizeram aumentar as expectativas de que a embarcação seria localizada, foram detectadas com a colaboração de uma empresa americana especializada em comunicação via satélite.

As buscas pelo submarino argentino "ARA San Juan", que perdeu contato com a base na quarta-feira, prosseguiam nesta segunda-feira.

O "ARA San Juan" navegava entre o porto de Ushuaia e o Mar del Plata, 400 km ao sul de Buenos Aires, quando perdeu qualquer contato. Todos os navios na zona foram convocados para informar sobre qualquer avistamento ou sinal de comunicação do submarino, assim como as bases do litoral.

ARA significa Armada da República Argentina e todos os navios da Marinha de Guerra levam esse prefixo em seu nome.

A Argentina recebeu formalmente oferta de ajuda por parte do Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Estados Unidos, Grã-Bretanha e África do Sul, segundo a Armada argentina.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News