19/04/2024 08:29:06

Saúde
19/11/2017 19:11:25

Saiba mais sobre a sepse, doença que matou o ex-Dominó Ricardo Bueno


Saiba mais sobre a sepse, doença que matou o ex-Dominó Ricardo Bueno
Ilustração

Notícias ao Minuto – O cantor Ricardo Bueno, ex-integrante da banda Dominó, morreu na última quinta-feira (16) após contrair uma sepse, tipo de infecção generalizada, causada por um abscesso dentário - quando há um acúmulo de pus em consequência de uma infecção no dente ou na gengiva.

De acordo com reportagem do UOL, o país tem alta taxa de morte por sepses. Uma estimativa aponta que 55,7% dos pacientes com a doença acabam morrendo. Nestes casos, uma as bactérias responsáveis por uma infecção local caem na corrente sanguínea, provocando o agravamento do quadro.

Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Latino Americano de Sepse, cerca de 230 mil adultos morrem em UTIs por causa da infecção todos os anos.

Os sintomas iniciais da doença incluem febre alta, seguida por queda na temperatura. O paciente costuma ficar com as extremidades do corpo frias. O doente pode ter calafrios, ficar ofegante, diminuir o volume de urina e, em alguns casos, perder a consciência. Por isso, caso o paciente apresente esse conjunto de sintomas, é fundamental ir ao hospital.

19 hábitos que detonam o cérebro

No centro de saúde, ocorre a administração de soro nas veias, para aumentar o volume de sangue no corpo (e combater a queda de pressão). Também é prescrito um antibiótico para combater a bactéria que contaminou o sangue.

Além do abcesso dentário, doenças como pneumonia, infecções urinárias, apendicite e infecções de pele (causadas por machucados) podem levar uma pessoa a desenvolver uma sepse. Pacientes que já possuem imunidade baixa são os mais propensos a não resistirem à doença.

Prevenção

Lavar as mãos com água e sabão, já que elas acabam sendo portas de entrada para bactérias na boca;

Manter a vacinação atualizada, principalmente contra pneumococo e meningococo;

Evitar tomar antibiótico sem prescrição médica para não criar resistência; e,

Quando for tomar o antibiótico por ordem médica, seguir as instruções de consumo.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News