28/03/2024 12:47:40

Polícia
17/11/2017 15:29:26

Fiscal de renda que estava foragido se apresenta e é preso na operação Polhastro


Fiscal de renda que estava foragido se apresenta e é preso na operação Polhastro
Material apreendido na operação

Cada Minuto - Um dos fiscais de renda citados na Operação Polhastro, José Vasconcellos Santos, se apresentou acompanhado de um advogado na tarde desta quinta-feira, 16, e foi preso preventivamente após ser ouvido pelo delegado de polícia Felipe Caldas, do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Conexos (Gaesf), do Ministério Público Estadual (MP-AL).

Segundo a assessoria de Comunicação do MP, José Vasconcellos já foi conduzido para o Sistema Prisional.

A defesa do outro fiscal de renda considerado foragido, Augusto Nicácio, informou que ele está no exterior, mas garantiu sua apresentação assim que ele retornar ao Estado.

Também nesta tarde, o advogado e fiscal aposentado Emídio Barbalho Fagundes Júnior foi ouvido em seu escritório e liberado em seguida. Contra ele havia apenas um mandado de condução coercitiva.

Deflagrada na terça-feira, 14, na segunda fase da Operação Polhastro foram presos os fiscais de renda Francisco Manoel Gonçalves de Castro, Marco César Lira de Araújo, Luiz Américo de Araújo Santos e Edmar Assunção e Silva.

Dos seis mandados de condução coercitiva, três foram cumpridos contra Ricardo Magno Ferreira da Silva (fiscal de tributos da Sefaz), Filipe Moreira Machado e Elaine Cristina da Silva. Kelni Santos da Silva, Jéssica Nayara de Oliveira Santos e Emídio Barbalho Fagundes Júnior (advogado e fiscal aposentado) não foram encontrados no dia que a segunda fase da operação foi deflagrada.

A operação

A segunda fase da Polhastro visa combater a sonegação fiscal e a lavagem de dinheiro de bens. A primeira fase da operação culminou com seis prisões, além de conduções coercitivas, apreensão de bens e equipamentos, armas e o fechamento de empresas acusadas de sonegação fiscal, lavagem de bens e falsidade ideológica.

Esta fase foi montada depois que a Secretaria da Fazendo identificou o funcionamento do esquema com a participação dos servidores, que tem em suas funções combater esse tipo de irregularidade.

Foram ainda afastados de suas funções através de decisão judicial os Fiscais de Tributos Luiz Marcelo Duarte Maia e José Márcio de Medeiros Maia, o ex-vereador Zé Márcio.

Além destes, segundo Inquérito Policial, estão também envolvidos nos referidos crimes os militares SGT PM Adílson Jacumbinho dos Santos, CB PM Marcelo Araújo Almeida e SGT PM Santos (todos então vinculados ao Posto Fiscal de Porto Real do Colégio) cujas prisões preventivas já foram solicitadas à 13ª Vara Criminal da Capital – Auditoria Militar.

 

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News