24/04/2024 18:09:35

Alagoas
13/11/2017 08:40:52

Laudo da PF revela que arma que matou a soldado Izabelle apresentou defeito


Laudo da PF revela que arma que matou a soldado Izabelle apresentou defeito
Izabele policial alagoana morta

MSN (Gazetaweb) - ma simulação realizada pela Polícia Federal (PF) em uma submetralhadora da marca Taurus, do mesmo modelo que matou a soldado da Policia Militar de Alagoas Izabelle Pereira dos Santos, 24 anos, no dia 30 de agosto de 2014, revela que a arma apresentou defeito.  

O laudo da PF, divulgado pelo Fantástico na noite deste domingo (12), aponta que a arma disparou uma rajada plena quando deveria ter disparado dois tiros por vez. A soldado foi atingida por 17 dos 30 tiros de submetralhadora Taurus, quando fazia rondas em uma viatura da Radiopatrulha, no bairro São Jorge, em Maceió. À época, os companheiros de trabalho de Izabelle informaram que a arma disparou durante uma curva brusca do veículo. Haviam duas submetralhadoras no veículo e uma delas estava com o cano apontado para o banco de trás, onde estavam Izabelle e um colega dela. De acordo com eles, as duas submetralhadoras estavam travadas e posicionadas no chão da viatura entre o banco do motorista e do passageiro. Estavam com Izabelle na viatura os policiais militares José Rogério Mariano da Silva, comandante da guarnição, Samuel Jackson Ferreira de Lima, responsável direto pelas armas, e o soldado José Bartolomeu Ferreira da Silva, condutor do veículo.

Entretanto, mesmo estando travadas, uma das submetralhadoras disparou atingindo a soldado. As armas da Taurus, que detém 90% do mercado brasileiro de armas leves, estão sob suspeita há pelo menos cinco anos.

O que chama a atenção no caso de Izabelle é que a submetralhadora testada pela PF, do mesmo modelo que matou a soldado, não possui opção para rajada. Na chave seletora existem três posições: na S, a submetralhadora fica travada, já o número 1 significa um tiro por vez e o número 2, tiro duplo.

Peritos da PF analisaram o caso e concluíram que o seletor de tiros, provavelmente por causa do impacto na carenagem do banco no encaixe do cinto de segurança, saiu da posição S e foi para a posição 2. Os peritos disseram que uma peça, chamada alavanca do ferrolho, da outra submetralhadora pode ter acionado o gatilho da arma que matou a soldado.

Nessa ocasião, a arma deveria ter dado um disparo duplo, em vez de uma rajada completa. Porém, durante a simulação feita pela PF, a arma só parou os disparos após a liberação da pressão do gatilho. No laudo, a PF classificou o resultado como um incidente de tiro.

Procurada pelo Fantástico, a Taurus não quis gravar entrevista. Em nota, a empresa se defende citando o laudo do Instituto de Criminalística (IC) de Alagoas, que ao contrário da análise da PF, descarta a rajada total. O IC apontou que as más condições de uso e a falta de manutenção da arma cautelada é que mataram a soldado Izabelle.

Para ter uma dimensão exata do que está acontecendo com a Taurus, o Ministério Público Federal (MPF) de Sergipe pediu a todas as Secretarias de Segurança Pública do País que relatassem se armas dessa empresa apresentaram algum tipo de defeito. Dezoito estados mais o Distrito Federal disseram que sim, quatro estados não responderam e outros quatro disseram que não encontraram defeito. O MPF de Sergipe entrou com uma ação na Justiça contra a Taurus e pede uma indenização de R$ 40 milhões aos cofres públicos e que faça uma revisão em dez modelos de armas vendidas no País.

Nos Estados Unidos, a Taurus também teve problemas. A empresa fez um acordo com a Justiça americana e vai gastar R$ 69 milhões em revisões, trocas e recompras em armamento.

No Brasil, a Procuradora da República também exigiu mudanças no decreto do governo federal, em vigor há 17 anos, que restringe a importação de armas. 

Em entrevista ao Fantástico, Cláudio Silva dos Santos, pai de Izabelle, cobrou responsabilização do fabricante da arma. "Se não fosse isso, minha filha poderia estar viva".

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News