Educação
05/11/2017 11:23:57

Mais de 118 mil candidatos fazem prova do Enem neste domingo em Alagoas


Mais de 118 mil candidatos fazem prova do Enem neste domingo em Alagoas
Ilustração

G1 - Mais de 118 mil candidatos devem realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5), em Alagoas. Este é o primeiro dia de exame, que também será aplicado no domingo (12).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de candidatos em Alagoas, que somam 118.724 pessoas, representa 1,7% do total de inscritos.

O estado teve mais um ano com redução nos inscritos com relação ao ano passado, que registrou 143.750 candidatos. Para o Inep, a queda é consequência do exame ter deixado de certificar o ensino médio.

O Instituto informou que 23,4% dos participantes no estado são pagantes, 60,1% foram isentos da taxa de inscrição por causa da Lei ou decreto e 16,4% conseguiram a gratuidade por estarem concluindo o ensino médio. Do total de inscritos para o Exame este ano, 60,7% são mulheres e 39,3% homens.

Os candidatos que solicitaram atendimentos específicos são 50, sendo a maioria dos casos de deficiência física, baixa visão e deficiência de atenção. Para atender a essa demanda, serão usados 973 recursos de acessibilidade.

As provas serão aplicadas em 26 municípios. Além de Maceió, com 48.664 candidatos, as cidades com mais inscritos são Arapiraca, com 15.815, União dos Palmares, com 5.306, e Palmeira dos Índios, com 4.518.

 Mudanças

 Neste ano o exame passará a ser aplicado em dois domingos. Além disso, terá mudanças na divisão das disciplinas. Agora as provas serão separadas basicamente entre ciências humanas e exatas.

No dia 5, os candidatos respondem a questões de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de duração. No dia 12, será a vez de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração.

 Horário

Os horários indicados no edital do Enem são todos referentes a Brasília, que por conta do horário de verão, está uma hora à frente de Alagoas. Aqui no estado, o horário de fechamento dos portões é às 12h (hora local).

Local de prova

O endereço do local de prova está disponível no "Cartão de Confirmação da Inscrição" na página https://enem.inep.gov.br/participante/. Para acessar o cartão, basta fornecer o número do CFP e a senha cadastrada na inscrição.




Outras Notícias

Enquete
De 0 a 5 que nota você dá a atual administração município de União dos Palmares
Total de votos: 1043