26/04/2024 10:02:44

Murici
09/04/2017 09:48:58

Agricultores de Murici aprendem técnicas eficazes para cultivo da banana prata


Agricultores de Murici aprendem técnicas eficazes para cultivo da banana prata
Foto Ilustrativa

Agricultores familiares do Assentamento Dom Helder Câmara, no município de Murici, participaram da implantação de uma Unidade Demonstrativa de Produção da Banana Prata baseada no manejo agroecológico. A unidade será cultivada pelos agricultores com o acompanhamento de assistência técnica para que possam conhecer formas mais eficazes para cultivo da espécie.

Durante a implantação, promovida pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) nesta sexta (7), os agricultores puderam aprender, na prática, condições do solo ideais e características do rizoma (caule) a ser utilizado como muda. Ao longo do cultivo, terão acesso a técnicas para acompanhamento e manutenção agroecológica.

A banana prata está entre as principais culturas da região da Mata alagoana e, de acordo com a coordenadora de Projetos da Emater, Maria Daguia, o intuito é ajudar a solucionar os principais problemas enfrentados pelos agricultores no cultivo da espécie. “A partir daqui, a gente vai levar o método para outros agricultores que possuem dificuldades”, ressaltou.

Com o manejo agroecológico aplicado à unidade demonstrativa, a Emater busca fazer com que os agricultores deixem de aplicar produtos químicos e reconheça a eficácia de produtos naturais utilizados como adubo ou como controladores de praga e doenças, prezando pelo desenvolvimento natural das bananeiras.

“Muitas vezes o agricultores não sabe a forma correta de armazenamento e aplicação do químico, se intoxicando e intoxicando os filhos em casa. Queremos mostrar para eles que o produto químico não resolve tudo e já temos formas alternativas que garantem um bom resultado final e oferecem um produto com qualidade de mesa muito superior”, explicou Claudiano Leão, que presta apoio à equipe técnica na região. Tribuna Hoje //

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News