29/03/2024 03:19:10

Conhecimento
25/03/2017 18:39:11

Tudo o que você precisa saber sobre a pimenta


Tudo o que você precisa saber sobre a pimenta
Ilustração

Foi em busca da pimenta-do-reino direto da fonte (no caso, a Índia) que os portugueses se lançaram ao mar. Um dia, foram dar nas Américas — e, além de terra à vista, encontraram outra turma de pimentas: as vermelhas. O resto é história.

 

Embora os dois tipos botem para ferver qualquer prato, isso acontece por motivos diferentes. A pimenta-do-reino, a preta, é rica em uma substância chamada piperina, que responde pela ardência. Já a malagueta e as outras vermelhas são repletas de capsaicina — a responsável pela picância. Por ser tão ardida, ela é usada no spray de pimenta, utilizado como arma por policiais em todo o mundo.

 

As duas parecem fortes para você? Pois saiba que são medianas. Em unidades Scoville, escala que calcula o grau de picância de pimentas Capsicum (ou com capsaicina), a malagueta registra entre 30 mil e 50 mil unidades (as mais fortes, como a habanero, chegam a 500 mil). Já a pimenta-do-reino aparece na gradação chamada escala de temperatura, menos conhecida, em grau 3, numa escala de 0 a 10.

 

Exagerou na pimenta? Esqueça a água, que só vai espalhar a capsaicina pela boca. Um copo de leite integral, iogurte, creme de leite ou nata podem salvar sua vida. É que a caseína, proteína presente nos derivados do leite, tem o poder de anular a capsaicina.

 

Leite - Caseína
A proteína forma 80% da bebida vinda da vaca e perto de 40% do leite humano. É matéria-prima de produtos que vão do queijo à cola

 

Pimenta-do-reino - Piperina
De ingrediente de conhaque a matéria-prima de inseticidas, a piperina também aparece em componentes para emagrecer, por seu efeito termogênico

 

Pimenta-malagueta - Capsaicina
Há quem diga que a capsaicina dá barato — e vicia. É que, para compensar a picância, que para o cérebro se assemelha a uma queimadura, o corpo lança mão da produção de endorfina

 

No Brasil, sprays com capsaicina são controlados pelas Forças Armadas. <> Revista Galileu //

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News