26/04/2024 08:56:41

Tecnologia
22/03/2017 18:10:03

Confira lista de celulares que já saem da caixa infectados com vírus


Confira lista de celulares que já saem da caixa infectados com vírus
Ilustração

Alguns celulares Android já estão saindo da caixa infectados com malware, de acordo com a CheckPoint. A empresa de segurança digital encontrou 38 aparelhos infectados em dois clientes diferentes, e o mais interessante do caso foi que, em ambas as situações, os vírus foram pré-instalados no aparelho em algum momento não identificado da cadeia de fornecimento.

 

Ou seja: segundo a empresa, alguém com más intenções instalou malwares em celulares em algum ponto entre o momento em que o celular é produzido na fábrica e o instante em que ele é comercializado na loja.

 

Em um post em seu blog, a CheckPoint explica que os malwares em questão não faziam parte da ROM oficial da fabricante. Em seis dos casos, o vírus foi instalado com privilégios de administrador, o que fazia com que o usuário não fosse capaz de remover a praga, forçando o reset do smartphone.

 

A publicação cita que as ameaças foram encontradas em celulares de duas empresas grandes não identificadas. Uma delas é uma “grande companhia de telecomunicações” e a outra era uma “empresa de tecnologia multinacional”. A maior parte dos malwares continham adwares (que injetam propagandas indesejadas no celular) e ferramentas para roubo de dados, mas em um dos casos foi encontrado um ransomware, que poderia trancar o celular com criptografia e só liberá-lo novamente mediante pagamento.

 

Além do alerta, a empresa também forneceu uma lista de aparelhos que já chegaram ao cliente infectados. Que fique claro: não significa que todos os celulares destas marcas saem de fábrica com a segurança comprometida. A empresa nota que alguns aparelhos destes modelos foram adulterados em seu caminho até o consumidor, e que isso não é padrão dos smartphones.

 

Veja a lista:

 

Galaxy Note 2

LG G4

Galaxy S7

Galaxy S4

Galaxy Note 4

Galaxy Note 5

Galaxy Note 8.0 (o tablet)

Xiaomi Mi 4i

Galaxy A5

ZTE x500

Galaxy Note 3

Galaxy Note Edge

Galaxy Tab S2

Galaxy Tab 2

Oppo N3

vivo X6 plus

Asus Zenfone 2

LenovoS90

OppoR7 plus

Xiaomi Redmi

Lenovo A850

Fonte: Olhar Digital <> TNH1 – Olhar Digital //

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News