16/04/2024 10:45:55

Meio Ambiente
14/03/2017 16:13:56

Chuvas são insuficientes para contornar seca extrema em AL


Chuvas são insuficientes para contornar seca extrema em AL
Foto Ilustrativa

Choveu em Alagoas nas últimas 72 horas. Nas regiões da Zona da Mata e do Agreste, além de Maceió, foram registrados de 20 a 25 milímetros (mm) de precipitações. No entanto, o volume ainda é insuficiente para suprir a carência do estado que tem hoje 77 municípios em situação de seca extrema ou excepcional. 

O meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Nunes Pinho, explica que as pancadas de chuvas em todo o estado são decorrentes da ação de sistemas atmosféricos que têm trazido umidade para a região.

Ainda segundo Pinho até amanhã (15) Alagoas terá céu encoberto e possibilidade de chuvas.

“Em Maceió nas últimas 72 horas choveu 25mm. No Sertão, registrou-se pouca chuva. O tempo ficou coberto, só chuvisco, mesmo. Já no Agreste, choveu um pouco hoje durante o dia de 20 a 25mm em alguns pontos, como Anadia e Limoeiro de Anadia. Outra região que choveu relativamente bem foi a Zona da Mata, principalmente domingo, também de 20 a 25mm.  Pelo menos até quarta-feira termos pancadas isoladas. Não vai ser em todo o lugar, mas alguns períodos de céu mais claro, céu encoberto”, ressalta.

A estiagem prolongada é um fator determinante na absorção das chuvas, explica Vinícius Pinho. O meteorologista diz ainda que chuvas consideráveis só virão a partir de abril. 

ESTIAGEM

De acordo com meteorologista, déficit hídrico do Estado é alto

“Fevereiro foi mais um mês que teve chuvas abaixo da média histórica. Isso deixa o solo muito seco, dificulta a absorção. Até a segunda quinzena de abril essa situação vai se agravar, porque vai continuar chovendo menos do que a média. Pelo menos até abril, infelizmente, pode ficar pior do que está hoje. Só a partir da segunda quinzena de abril vai ter uma melhora gradativa, uma melhora lenta”, diz.

Pinho enxerga a estiagem como um problema a se resolvido em longo prazo.

“Nosso déficit continua muito alto, não vai ser uma chuva de 20mm que vai resolver a situação”, aponta o meteorologista.

O coordenador em exercício da Defesa Civil Estadual, major Douglas de Magalhães Araújo, reforçou a situação crítica nos munícipios alagoanos.

“Não houve acúmulo de água suficiente para melhorar situação nenhuma. As chuvas têm sido isoladas, não estão sendo muito forte e não estamos tendo um volume tão intenso de chuvas. Não modificou em nada o quadro atual. Por enquanto a sala de monitoramento da Semarh não passou nenhuma modificação drástica. Nada que vá modificar o quadro atual por enquanto”, diz o major.

Em Maceió, a Defesa Civil Municipal disse na manhã de ontem (13) que está monitorando as chuvas na capital. “A previsão é que durante toda esta semana sejam registradas chuvas de fracas a moderadas”, confirmou o órgão.  <> Tribuna Hoje //

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News