16/04/2024 12:16:13

União dos Palmares
09/03/2017 08:31:49

Alagoas garante recursos para construção de barragem em União dos Palmares


Alagoas garante recursos para construção de barragem em União dos Palmares
Barragem provisória no Rio Mundaú em União dos Palmares

Em mais uma ação de convivência com a seca, o Governo de Alagoas anunciou, nesta quarta-feira (8), o investimento de R$ 270 mil do tesouro estadual para a construção de uma barragem de nível definitiva em União dos Palmares. A ação será comandada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que tem desenvolvido projetos semelhantes em outros municípios em situação de emergência.

De acordo com o Decreto nº 16/2017, publicado pela prefeitura de União dos Palmares, o município também tem sido atingido pela crise hídrica que aflige todo o Brasil. Segundo o documento, a cidade enfrenta a redução do volume de chuvas e a escassez de suas reservas hídricas, situação que tem comprometido a produção agrícola e animal, bem como o abastecimento de água potável na região.

Para sanar o problema, o Governo de Alagoas irá investir R$ 270 mil na construção da primeira barragem de nível definitiva do município. O anúncio foi feito pela secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, em reunião com o prefeito da cidade, Kil Freitas.

“Água é um bem público e nós estamos empenhados em garantir a todos os alagoanos o acesso a esse recurso natural. A seca existe e não há como combatê-la, mas é possível conviver com ela, minimizando seus efeitos. Por isso, temos desenvolvido projetos que reduzem os danos do período de estiagem para a população”, destacou Aparecida Machado.

Enquanto a obra passa pelo processo de contratação, a Seinfra já adotou medida paliativa para atender às demandas do município. “Em dezembro do ano passado, quando o rio Mundaú registrou vazão zero, recomendamos ao município a implantação de uma barragem provisória, com sacos de areia. A estrutura teve resultados significativos e serviu de teste para mensurar a eficiência da sua conversão em barragem definitiva, feita com concreto armado”, explicou Jamerson Lima, superintendente estadual de Políticas de Saneamento.

Segundo a secretária Aparecida Machado, a obra já está em fase de contratação emergencial. “Quando concluída, a barragem garantirá um período de captação de até 120 dias”, salientou Aparecida Machado. <> Tribuna Hoje //

 

 

 

 

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News