19/04/2024 04:44:29

Justiça
07/03/2017 08:51:45

Autoridades de PE conhecem atuação da 17ª Vara Criminal de Maceió

Veja Vídeo


Autoridades de PE conhecem atuação da 17ª Vara Criminal de Maceió
Desembargador Cerilio Adamastor Presidente em exercicio do TJ

Autoridades integrantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Civil de Pernambuco conheceram, nesta segunda-feira (6), como funciona a 17ª Vara Criminal de Maceió, encarregada do combate ao crime organizado em Alagoas. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Celyrio Adamastor, e contou com a participação dos juízes auxiliares da Presidência, Ygor Figueirêdo e Maurício Brêda, além de membros do MP/AL.

 

O desembargador Celyrio Adamastor ressaltou a importância da 17ª Vara Criminal e colocou a Justiça alagoana à disposição de Pernambuco e demais estados que tenham interesse, para auxiliar na implantação de uma unidade judiciária especializada.

 

“Vamos contribuir no que puder para que Pernambuco implante a contento uma vara especializada como a 17ª Vara Criminal da Capital. Andaremos de mãos dadas para tal implantação e, inclusive, já conversei com os juízes auxiliares da Presidência para que intercedam junto a outros estados para que eles implantem uma vara de combate ao crime organizado também”, disse.

 

O juiz Cícero Bittencourt, da 2ª Vara de Execuções Penais do Recife, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco, explicou que o objetivo é que até o final deste ano seja finalizado um projeto para ser apreciado pelo Pleno do TJ/PE e pela Assembleia Legislativa, para implantação de uma vara especializada.

 

“Estamos idealizando um projeto para implantar uma vara nesses mesmos moldes. A ideia foi de vivenciar a experiência da 17ª Vara que tem tido bastante êxito, tentar adaptar a realidade dessa vara às peculiaridades da organização judiciária do estado de Pernambuco e que ela seja construída efetivamente com as instituições como MP, Polícia Civil e o próprio governo do Estado”.

 

O procurador-geral do MP/PE, Francisco Dirceu Barros, explicou que foi montada uma força-tarefa entre o Ministério Público, os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo para combater a criminalidade em Pernambuco.

 

 “Tivemos a ideia de vir a Alagoas para conhecer a experiência exitosa da 17ª Vara Criminal, que combate o crime organizado. Viemos conhecer a estrutura, o projeto de lei, o que fundamentou e ficamos realmente muito empolgados. Pretendemos levar para o estado de PE várias ideias e dialogar com outras entidades no estado”, disse. 

 

O delegado-chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Amaral, destacou a importância do trabalho integrado entre as autoridades de diversos estados do país no combate ao crime organizado. 

 

 “Nós sabemos que essas organizações criminosas são interestaduais, atuantes em diversos estados da união. Nós tivemos, recentemente, um confronto em assalto a uma instituição financeira com participação de acrianos, alagoanos e pernambucanos”, explicou.

 

 Quanto à implantação de uma vara especializada, o delegado afirmou que seria um grande avanço para diminuir a violência e que as autoridades pernambucanas formatarão algo que atenda às necessidades do seu estado.

 

“A polícia precisa de celeridade nas suas cautelares e a apreciação por um juiz específico para esses casos é de extrema importância para o estado de Pernambuco. Esse modelo sendo disseminado, sem dúvida, a repressão será muito mais efetiva e eficaz”, afirmou. Robertta Farias – Dicom TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3240 / 3141




Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News