30/04/2024 03:51:48

Cultura
06/03/2017 18:16:48

Livro “O Assassinato de Zumbi: O Sadismo de um Crime” já está nas bancas


Livro “O Assassinato de Zumbi: O Sadismo de um Crime” já está nas bancas
Aloisio Vasconcelos Escrito viçocense

Sidinéia Tavares - Fotos: André Misael

Os amantes da literatura já podem adquirir o mais novo livro publicado pelo viçosense Aloísio Vilela de Vasconcelos. A obra intitulada “O Assassinato de Zumbi: O Sadismo de um Crime” foi impressa pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos e lançada em dezembro de 2016, mas os exemplares chegaram há alguns dias as bancas alagoanas.

Quem deseja adquirir o livro deve procurar, nestes lugares: Shopping Farol, Banca Cultura e Cia, Edufal e brevemente na Livraria Leitura, todas estas em Maceió. Em Viçosa os livros podem ser comprados no Corredor Cultural Théo Brandão: Padaria do Creso e no EU digital.

O livro “O Assassinato de Zumbi: O Sadismo de um Crime”, que conta com o projeto gráfico de Benevaldo Alves Calheiros, informa o tráfico de africanos para o Brasil para o trabalho escravo na lavoura canavieira, os castigos aplicados a eles pelos senhores e senhoras de engenho e religiosos, a fuga para as densas florestas dos Palmares e a consequente formação dos quilombos que posteriormente foram chamados de “Tróia Negra”.

O autor fornece uma nova explicação para a morte de Ganga Zumba e, finalmente, detêm-se, longamente, em Zumbi, principal personagem da última fase da história de Palmares. Em seu encerramento a obra apresenta qual a lição que Zumbi ensinou, o que aconteceu com os senhores de engenho, e qual a diferença entre a escravidão de ontem e a de hoje.

Nascido na cidade de Viçosa, Aloísio Vilela é Bacharel em Arqueologia pelas Faculdades Integradas Estácio de Sá e Especialista em Arqueologia pela Sociedade de Ensino Unificada Augusto Motta. Foi professor da Universidade Federal de Alagoas, ministrando aulas de Arqueologia e outras disciplinas. Já realizou pesquisas individuais sobre Palmares, tentou localizar o “sumidouro do Zumbi” e escavou o sítio arqueológico “Costa Brava” – localizado no município de Paripueira – um dos primeiros redutos construídos pelos holandeses em território alagoano.

Como escritor já publicou os livretos: “Os Absurdos do Filme Quilombo”, “João Paulo II – O Papa do Perdão” e o livro “INHAMUNHÁ – Lenda da Serra Dois Irmãos Ilustrada”.Atualmente,escreve artigos de opinião, alguns publicados por diversos jornais alagoanos. <> Vale Agora Web //



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News