26/04/2024 11:23:57

Economia
20/02/2017 17:12:32

Saiba como se proteger nas compras com cartão de crédito


Saiba como se proteger nas compras com cartão de crédito
Ilustração

Os cartões de créditos tomaram conta das compras no mundo virtual. Além do mais, a praticidade para efetuar pagamentos sem ter dinheiro em espécie e/ou cheques torna nossa vida muita mais simples, no nosso dia a dia e ainda mais nas lojas on-line. É bastante cômodo realizar compras no conforto de sua casa e pagá-las com um simples clique, sem ter que se deslocar a alguma agência lotérica ou correio para efetuar o pagamento de um boleto, e aguardar dias para a comprovação. A compra com o cartão é rapidamente confirmada no ato.

Porém, toda essa comodidade pode trazer dores de cabeça. Isso porque os criminosos estão atentos a cada compra realizada na internet, e se você não tomar alguns cuidados, pode cair nas armadilhas deles. Fraudes envolvendo o uso de cartões de créditos são muito mais frequentes do que você imagina. E depois de cair no golpe, dificilmente é revertida a situação.

Por isso a prevenção é importante. Confira as #Dicas abaixo para se proteger desses “golpes”:

1 – Antes de realizar qualquer compra, certifique-se de que a empresa possui uma boa reputação.

Se você se interessou em um produto em um site que não conhece, pesquise sobre a empresa antes de efetuar a compra. Procure saber opiniões de compradores, por exemplo, no site Reclame Aqui.

Uma dica muito importante, no momento da compra, verifique se há um símbolo de um cadeado no seu navegador (ilustração abaixo). Se caso você não o encontre, a recomendação é que não finalize sua compra, pois o cadeado exposto indica segurança, uma vez que o site será criptografado no momento do envio de suas informações.

2 – Promoções duvidosas.

Quando você se deparar com produtos sendo oferecidos por valores muito abaixo do preço normal, duvide. Compare o site com os de lojas famosas e conceituadas, se apresentam imagem com baixas resoluções e/ou erros ortográficos. Essas características são comuns em site fraudulentos.

3 – Informações de seus dados e do cartão.

Tome cuidado ao passar essas informações pessoais em sites que anunciam promoções, sorteios, prêmios e afins. Pois para participar de um sorteio, não é necessário dados do cartão de crédito.

Outra armadilha bastante comum é a pegadinha do cadastro de clientes. Muitos criminosos envolvem nas informações de cadastro os dados dos cartões. Ou seja, se você pretende se cadastrar em algum site, jamais forneça os dados de seu cartão. Apenas informe após o cadastro, quando for adquirir algum produto ou serviço na aba para pagamentos. Nunca na aba cadastro. Fique atento.

4 – Monitoramento do cartão via SMS.

Após a compra de qualquer item pelo cartão de crédito você poderá estar recebendo via celular um SMS com os detalhes. Se você ainda não usufrui desse serviço, entre com contato com a agência de seu cartão e peça essa opção. Essa é uma maneira de identificar rapidamente qualquer compra não realizada por você. Sempre estamos com o celular em mãos ou próximo, e se você cair em alguma fraude, ao receber o SMS e não identificar a compra, poderá imediatamente comunicar o banco e tomar as primeiras providências. <> http://br.blastingnews.com//

 

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News